29 dezembro, 2006

CREA rejeita indicações de políticos para ocupar cargos técnicos


A diretoria do Conselho Regional de Arquitetura, Engenharia e Agronomia (Crea-PA) enviou ofício à governadora eleita, Ana Júlia Carepa (PT), demonstrando a insatisfação da comunidade tecnológica local com a indicação da nova equipe de governo, que, segundo o presidente da entidade, Antônio Carlos Albério, desconsiderou o caráter técnico na escolha dos dirigentes que vão administrar os órgãos cuja atividade é predominantemente técnica. Na avaliação da direção do Crea, a governadora eleita considerou apenas o caráter político na composição de sua equipe de trabalho. O Conselho aponta, principalmente, os casos das secretarias de Obras Públicas (Seop) - que terá como titular o deputado eleito Francisco das Chagas (PMDB), mais conhecido como Chicão, atual vice-prefeito de Ananindeua e estudante de Medicina da Universidade Estadual do Pará (UEPA) - e a de Transportes (Setrans), a ser dirigida pelo deputado estadual reeleito, Valdir Ganzer (PT), que é agricultor. Também há queixas pela indicação do dirigente da Empresa de Assistência Técnica (Emater), para onde irá o sociólogo Milton Zimmer.
De acordo com Albério, há 18 mil profissionais de diversas formações - entre engenheiros agrônomos, florestais, elétricos, arquitetos, geólogos, num total de vinte títulos -, além de técnicos de nível médio resgistrados na entidade, que agrega as categorias e que poderiam servir ao Estado com competência em áreas em que predominam atividades ligadas à tecnologia, mas que foram alijados do processo de escolha pela governadora eleita. 'A probabilidade de uma administração ter êxito com um dirigente da área é bem maior', defende Albério. Ele acredita que um técnico ligado ao setor facilitaria, inclusive, o diálogo com os servidores.
O documento contendo as queixas do Crea foi enviado dia 21 a Ana Júlia e, de acordo com Albério, até agora não houve resposta da governadora eleita. Ele assegura que reconhece que ela tem toda a liberdade de escolher sua equipe, mas, em áreas tecnológicas, o presidente do Crea defende que é de bom senso que o gestor indique pessoas habiltiadas tecnicamente para assumir a função.
No início do governo Simão Jatene, afirma Albério, o Crea também tomou a mesma posição em relação à indicação do vereador e empresário Sahid Xerfan para a Seop, já que também somente o aspecto político havia sido contemplado na escolha. Mesmo assim, Xerfan assumiu a secretaria, independentemente dos protestos da classe tecnológica do Estado.
No caso do governo Ana Júlia, o dirigente do Crea acredita que ela poderia reunir os dois aspectos, como o atual secretário de Transportes, Pedro Abílio, que é engenheiro. 'Nestas composições, existem técnicos que poderiam atender não só o lado profissional, mas também político. Não somos alheios. Há muitos profissionais envolvidos com os grupos políticos e que são pessoas muito competentes', sustenta Albério.
No entanto, assegura o presidente do Crea, apesar do descontentamento da categoria pelas indicações da nova equipe de governo, há um sentimento de que é preciso contribuir para que as ações do novo governo, especialmente as para o setor de construção e transportes, dêem certo. Antônio Carlos Albério assegura que este é o sentimento que prevalece entre a classe tecnológica. 'Nós estamos colocando o Crea à disposição da governadora para ajudar no que for preciso', enfatiza.
Fonte: O Liberal

1 Comments:

Blogger Jubal Cabral Filho said...

Este CREA...
Na hora de aparecer para "pedir" que sejam aprecioadas as habilitações de seus associados corre para O Liberal.
Mas quando deveria PROTEGE-LOS de ações dos meliantes que montam empresas de construção civil para ganhar licitações nas esferas federal, estadual e municipais fica fingindo que "joga a pedra e esconde a mão". Quantas empresas que não tem registro no órgão venderam notas frias às prefeituras municipais de Itaituba, Jacareacanga, Trairão, Novo Progresso, Belterra, Rurópolis etc.sem serem incomodadas pelo CREA?
Que tal tomar esta atitude mais prática para coibir esta negociata destes prefeitinhos de m..., que não respeitam o cargo nem a população que os elegeu?
Lamento não ter outro Conselho a me registrar, mas todos são iguais mesmo.
Nem vale a pena reclamar. Então fica o registro.

dezembro 29, 2006 2:07 PM  

Postar um comentário

<< Home

Anúncio provido pelo BuscaPé
Baixaki
encontre um programa:
www.g1.com.br