19 julho, 2007

Conta de luz deverá cair 10% no Pará

Os consumidores paraenses terão oportunidade de discutir e emplacar uma redução da tarifa de energia elétrica em audiência pública realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com participação da Celpa e da sociedade civil organizada. O evento ocorre hoje, a partir de 8h, no auditório Albano Franco da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa). A proposta da Aneel, baseada em avaliação técnica prévia, é que os valores atuais das contas de luz caiam 9,72%. A Celpa deve apresentar uma contraproposta durante a reunião.
O percentual que deve ser defendido pela Celpa ainda não foi revelado. O diretor administrativo e financeiro da empresa, Mauro Chaves, apenas adiantou que estão sendo estudadas as diversas variáveis para propor um novo percentual durante a reunião. 'Pode ser maior ou menor, dependendo das contribuições dos participantes', argumenta. Membros do Grupo Executivo de Proteção ao Consumidor (Procon) também devem apresentar uma sugestão para alterar a cobrança nas contas de luz.
A Aneel chegou aos 9,72% a partir da análise das receitas requerida líquida e verificadas da empresa. Uma com base em custos definidos pela Agência Nacional e chega a R$ 1.208.682.125,84. Já a outra em conformidade com a projeção feita pelo órgão federal, fundamentada na observação da atual conjuntura financeira da empresa, a qual alcança R$ 1.316.372.903,99.
A indicação percentual leva em conta também a recomposição de subsídio a irrigantes e aquicultores; o laudo de avaliação; campanha de medidas; o déficit do Programa Luz para Todos; a sobrecontratação; os gastos feitos pelo órgão. Devem comparecer ao debate de hoje consumidores e representantes de instituições de entidades públicas e privadas, defesa do consumidor, associações de moradores e outros interessados. A discussão em Belém será conduzida pelos diretores da Aneel, Romeu Rufino e José Guilherme Senna.

Anúncio provido pelo BuscaPé
Baixaki
encontre um programa:
www.g1.com.br