15 fevereiro, 2008

TRE quer divulgar resultado de eleições no dia do pleito

A desembargadora Raimunda Gomes, Presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Pará, disse, nesta sexta-feira(15), em entrevista coletiva à imprensa, que o Tribunal fará pretende divulgar o resultado das Eleições 2008, no mesmo dia do pleito. Durante a coletiva também foram divulgadas as datas da Eleição. O primeiro turno será no dia 5 de outubro. Se houver segundo turno, será no dia 26 do mesmo mês.
O esforço concentrado do TRE será para alcançar até 90% da apuração dos votos até às 22 horas de domigo, dia 5 de outubro, e, o mesmo se houver segundo turno. Apesar do esforço, a desembargadora esclarece. 'Não há competição entre os TREs, para divulgar o resultado primeiro, até porque o Pará tem regiões de difícil acesso, muitos rios, o que dificulta a conclusão da apuração', disse Raimunda Gomes.
A novidade desta eleição é que, pela primeira vez, o município de Ananindeua, na região metropolitana de Belém, o segundo maior colégio eleitoral do Estado, poderá ter segundo turno. O feito só será possível porque, nesta eleição o município atingiu o número superior a 200 mil eleitores, número que garante o segundo turno, de acordo com regulamento da Justiça Eleitoral.De acordo com dados do TRE, o Estado do Pará tem o maior número de eleitores da região Norte, com 4.299.085 milhões, o que garante o 9º lugar em número de eleitores no país, com 3,88% do total nacional.
O Estado também teve a maior aumento no número de eleitores, sendo a média do Brasil de 1,44% e o Pará teve 3,8%.
Também durante a coletiva, a presidente do TRE informou detalhes importantes relativos aos prazos da Justiça Eleitoral para a Eleição 2008 e com relação ao cadastro dos mesmos.
Cadastro - Dia 7 de maio é o prazo final para o eleitor requerer a inscrição eleitoral, transferência de domícilio ou revisão de dados pessoais. Os cartórios funcionam das 8h às 13h, de segunda a sexta, na capital e no interior. Essa data é final também para o eleitor portador de necessidades especiais solicitar sua transferência para seção eleitoral especial. Os interessados devem ir até o seu cartório eleitoral para ser constatada a necessidade o TRE indicará uma seção de fácil acesso.
Eleitores - Segundo o TRE, o Pará tem no total 4.299.085 eleitores, sendo que os maiores colégios eleitorais são: Belém, com 957.883 mil e Ananindeua, com 226.937.
Pontos de Transmissão - Este ano o TRE instalou mais pontos de transmissão no Estado para tentar agilizar o processo de totalização. Nas eleições de 2006, eram 234 pontos. Este ano serão 230 pontos que funcionam através de um aparelho que envia os dados via satélite que em fração de segundo enviam para o computador do TRE, que totaliza os votos.

Anúncio provido pelo BuscaPé
Baixaki
encontre um programa:
www.g1.com.br