02 setembro, 2008

Congresso de Mineração da Amazônia está com inscrições abertas


Estão abertas as inscrições para o I Congresso de Mineração da Amazônia, que será realizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), em novembro deste ano, com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) e governo do Estado. O evento se propõe discutir os desafios erumos da mineração na Amazônia. Cinco turmas de alunos da Faculdade de Engenharia Minas e Meio Ambiente (Femma), campus da Universidade Federal do Pará de Marabá, já confirmaram presença no evento.
As potencialidades minerais da Amazônia é um dos temas do congresso, que discute ainda as necessidades de formação de mão-de-obra qualificada para o setor mineral; riscos e oportunidades da responsabilidade ambiental e corporativa, entre outros. 'É de extrema importância a realização de um evento desse porte na nossa região, pois, além de despertar o interesse da Amazônia para o elevado potencial mineral, chama a atenção da comunidade local para a importância de um curso de Engenharia de Minas e Meio Ambiente para a região norte, que atenda às demandas do setor mineral regional, que cresce exponencialmente', comenta.
O professor doutor Lucinewton Silva de Moura, coordenador da Femma, diz que as temáticas a serem abordadas são importantes para a troca de informações e experiências. 'Também facilitam novas interações com profissionais de diferentes segmentos da mineração'.
A realização do congresso na região é importante, pois vai revelar novas oportunidades de investimentos na pesquisa mineral, mineração e metalurgia. 'Desse evento, em que se reúnem governo e investidores, a região toma conhecimento do estado da mineração e do rumo dos acontecimentos local e mundial', comenta Every Aquino.
Profissionais das áreas de Engenharia de Minas, Economia Mineral e Fiscalização da Pesquisa Mineral que atuam no DNPM vão participar dos debates do congresso, que também são de interesse do departamento. 'Investimentos em pesquisa mineral e mineração, planos estratégicos das empresas de mineração, cenários de crescimento da economia brasileira e mundial, clima de investimentos e novas tecnologias de aproveitamento mineral são algumas das questões de interesse direto do DNPM e que estarão em foco no congresso', ressalta Every. Os interessados em participar do congresso podem se inscrever, com desconto, pelo site www.exposibram.org.br, até o dia 30 de outubro.
O Liberal

Anúncio provido pelo BuscaPé
Baixaki
encontre um programa:
www.g1.com.br