08 outubro, 2008

Protestos e Denúncia de Fraude em Ananideua

Moradores de Ananindeua fizeram um protesto pedindo a anulação das eleições no município. Eles garantem que houve fraude e pelo menos 41 mil pessoas não conseguiram execer o direito do voto no município, já que 38% das urnas apresentaram problemas. Cerca de 1,5 mil pessoas se reuniram, desde as 17 horas de ontem, na rodovia BR-316, embaixo do viaduto que dá acesso à Cidade Nova. Com faixas e cartazes nas mãos, eles pediam a presença de um representante da Justiça Eleitoral ou do Ministério Público.
A pista no sentido Belém-Ananindeua foi interditada, após ser ateado fogo em paus e pneus. Por conta do protesto, foi registrado um grande engarrafamento nas principais vias de Belém, incluindo as avenidas Almirante Barroso, Júlio César e João Paulo II. Somente às 20h30 a situação se normalizou, quando ficou acertada para hoje de manhã uma reunião entre o promotor eleitoral Ivanilson Rayol e uma comissão de eleitores e candidatos a vereadores do município, que também participaram do protesto.
A comissão vai pedir a anulação da eleição e um novo pleito para Ananindeua. Caso essa reivindicação não seja atendida, prometem que farão três protestos simultaneamente hoje à noite: um na frente do shopping Castanheira, outro embaixo do viaduto e um terceiro em frente à Prefeitura de Ananindeua.
Pelo menos 60 homens da Polícia Militar (PM) foram para o local do protesto. Trinta deles, da Tropa de Choque, chegaram em helicópteros, já que não era possível transitar na rodovia BR-316. Os outros 30 policiais são lotados no 6º Batalhão da Polícia Militar (BPM), que fica na área de Ananindeua. Não houve necessidade de interferência policial na manifestação, já que foi feito um acordo para a reunião de hoje. A negociação começou por volta das 19h30 e terminou às 20 horas. Quando a pista foi liberada, homens do Corpo de Bombeiros apagaram o fogo e os carros puderam passar, por volta das 20h30.

O Liberal

Anúncio provido pelo BuscaPé
Baixaki
encontre um programa:
www.g1.com.br