14 fevereiro, 2009

TRE define terça eleição de Santarém


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) vai definir na sessão da próxima terça-feira, dia 17, a nova data da eleição que será realizada no município de Santarém, como determinou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Anteontem à noite, o TSE indeferiu o mandado de segurança impetrado pela executiva municipal do PT em Santarém, que solicitou a suspensão da nova eleição, mas decidiu que os prazos para a realização do novo pleito devem ser ajustados para beneficiar interessados em se candidatar aos cargos de prefeito e vice-prefeito.
De acordo com informações da assessoria de imprensa do TRE, a princípio, a data da nova eleição está mantida para o dia 8 de março, mas o órgão recebeu ontem pela manhã o comunicado do TSE sobre a decisão e na terça-feira o colegiado pleno vai deliberar as novas datas dos prazos para desincompatilização dos candidatos.
Ontem à tarde, a assessoria jurídica do PT santareno ajuizou requerimento no TRE, com pedido de providências para marcar nova data da eleição.
A propaganda eleitoral no município começou desde o dia 4 deste mês, após TRE determinar que a nova eleição ocorra dia 8 de março, porque o TSE indeferiu o registro da candidatura da prefeita reeleita em outubro, Maria do Carmo Martins, considerada inelegível porque continua como membro do Ministério Público do Estado.
Desde o dia 1º de janeiro, Santarém passou a ser governado pelo presidente da Câmara Municipal, José Maria Tapajós (PMDB). Depois da aprovação da resolução pelo TRE, três candidatos disputam a nova eleição: Alexandre Von (PSDB); Antônio Rocha Filho (PMDB) e Márcio Pinto (PSOL).
Apesar do indeferimento do mandado de segurança pelo TSE, a ex-prefeita aguarda o julgamento do recurso impetrado no Supremo Tribunal Federal (STF), requerendo o deferimento do registro de candidatura e a consequente posse no cargo para o qual foi eleita com mais de 52% dos votos.
O Liberal

Anúncio provido pelo BuscaPé
Baixaki
encontre um programa:
www.g1.com.br