Estado libera 17 Planos de Manejo Florestais
A comissão de análise técnica e de pendências documentais criada, há um mês, pela futura Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) - que deverá substituir a Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectam) - já liberou 17 Planos de Manejo Florestais (PMF) no Estado. Segundo o titular da Sema, Walmir Ortega, o governo está fazendo o que pode para atender a demanda e diminuir a crise que assola atualmente o setor. Até sexta-feira,1º de junho, mais 13 planos devem ser liberados.
Depois de liberados, os planos somarão um montante de 15 mil hectares de terra liberados para manejo, o que representa 450 milhões de metros cúbicos de madeira a serem produzidos pelo setor. Além dos primeiros 17 planos, estão cinco de reflorestamento já em curso, equivalentes a quatro mil hectares de terra prontos para receber quatro milhões de mudas plantadas, entre espécies nativas e exóticas.
Segundo Walmir Ortega, o comitê de acompanhamento do trabalho da Sema é formado por engenheiros florestais, advogados e técnicos da Sema, Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adepará) e Instituto de Terras do Pará (Iterpa), além de representantes da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa), associações, sindicatos do setor madeireiro, além de prefeitos e deputados estaduais. Para reforçar o trabalho de análise dos processos, 80 novos profissionais serão contratados pelo governo.
'Reconhecemos a legitimidade das reivindicações do setor madeireiro, mas não podemos resolver todos os problemas sem a compreensão dos empresários e sem a observância da legislação ambiental. Nem tudo depende da Sema', diz Ortega.
O Liberal
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home