08 maio, 2007

Ministros prevêem atraso na pavimentação da BR-163

O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, informaram nesta segunda-feira, 7, em Brasília, que as obras de pavimentação da rodovia BR-163 (Santarém-Cuiabá), vão atrasar. O anúncio foi feito durante balanço das obras previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o motivo, segundo os ministros, são dificuldades no licenciamento ambiental.
O goverbo divulgou um relatório em que apresenta obras com carimbos verde, amarelos e vermelhos. As que tem sinal verde estão em plena execução e sem qualquer empecilho. As que tem sinal amarelo apresentam algum problema para a sua execução. As com carimbo vermelho tem sérios problemas de licenciamento ambiental. As obras na BR-163 têm carimbo amarelo.
O sinal amarelo, segundo o ministro Alfredo Nascimento, aponta que o cronograma da obra pode estar atrasado ou há algum risco para sua realização. O ministro informou, segundo a Agência Brasil, que os trabalhos na BR-163 receberam essa classificação porque o ministério ainda precisa receber a licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para mexer nas jazidas de rochas da região.
Já a ministra Dilma Rousseff disse que o problema fundamental no cronograma da obra é a necessidade de autorização para se utilizar rochas do parque nacional Jamaxim. Segundo a ministra, os atuais RS 1 bilhão previstos para a execução da obra não serão suficientes se for preciso buscar rocha em outras regiões.
Durante a reunião de balanço do PAC, os ministros do governo lula não informaram uma data para o início das obras de pavimentação da rodovia e a construção de mais de 40 pontes de concreto entre os 1.100 quilômetros da divisa de Mato Grosso até o porto de Santarem, no oeste do Pará. O ministro Alfredo Nascimento informou que três trechos têm obras iniciadas, mas paralisadas por causas das chuvas. "Vamos retomar em junho", prometeu.

Paulo Leandro Leal

Anúncio provido pelo BuscaPé
Baixaki
encontre um programa:
www.g1.com.br