23 julho, 2007

O que é ser Amigo?

Dayan Serique – Pedagogo e pós-graduado em Administração Educacional.

Com a passagem do dia do amigo, 20 de julho, aproveito a oportunidade para colocar em xeque alguns pontos sobre a relação de amizade dos dias atuais e faço os seguintes questionamentos: O que é ser amigo? É ser cordial, gentil, ou é ser sincero e verdadeiro?
Na vida nos deparamos vez ou outra com situações embaraçosas, na qual ficamos entre a cruz e a espada, pois a todo o momento, somos obrigados a nos posicionar e ficamos entre duas situações; De ser sincero e correr o risco de ser mal interpretado ou de ser gentil, porém não verdadeiros, como devem ser um bom amigo.
Quem milita na política, na mídia ou em qualquer atividade que exija posicionamento de opinião sente na pele a situação delicada de ter que ser habilidoso a ponto de não abalar relações de amizade, pois neste mundo tudo passa. Passa política, passam as crises, passam os escândalos, mas a amizade esta há de permanecer.
A divergência de idéias e extremamente salutar para o ser humano, visto que diante do contraditório, do antagonismo, amadurecemos e aprendemos. Passamos a perceber que existem outros mundos além do nosso e que amizade sincera é aquela que não se abala pelas divergências, mas se fortalece com ela.
Vimos em nosso dia-a-dia, amizades serem destruídas pela ganância, pela política, pela inveja e por tantos outros motivos e ficamos a imaginar o que faz a amizade se corroer, se acabar?
Em minha análise, percebo que o fator determinante para minar qualquer relação de amizade é a falsidade, a famosa “duas caras”. Este tipo de comportamento domina grande número das relações sociais da conjuntura atual. As relações sociais no mundo competitivo de hoje, são superficiais e não há envolvimento de fato entre as pessoas, cada um se fecha em seus “mundinhos”, em suas casas e apartamentos e muitos não sabem nem mesmo o nome de seus vizinhos.
Amizade verdadeira não deve ser baseada em superficialidades, mas em um envolvimento fraternal, isso, porém, não significa que você deverá deixar de ser autêntico, pelo contrário, pois amizade só é duradoura se ela for verdadeira. Se você fala somente para agradar, estará agindo com falsidade, pois não estará falando o que realmente pensa e nem agindo como realmente você é.
Ser amigo e permanecer fiel aos princípios de amizade, não se deixando levar por intrigas ou conversas fiadas, mas saber que a verdade deve ser premiada, mesmo que inicialmente não gostemos, mas logo percebemos que amigo não é aquele que te agrada aos ouvidos, mas aquele que alerta e acima de tudo diz a verdade.

Anúncio provido pelo BuscaPé
Baixaki
encontre um programa:
www.g1.com.br