28 setembro, 2007

Prefeito assina termo de adesão contra o analfabetismo e evasão escolar

O município de Itaituba também aderiu ao compromisso do Programa Educação para Todos do governo federal. Na última quarta feira (26), na sala de reuniões da Semecd, o prefeito Roselito Soares assinou o plano, repassando ao representante do Mec, professor Iônio Livio Salgado, o documento elaborado em dois dias de discussões do comitê gestor. Falando sobre o trabalho técnico o consultor do Mec elogiou Itaituba, que segundo ele no Pará, foi um dos municípios que promoveu um debate com nível de qualidade pelas propostas apresentadas.
Já o prefeito Roselito Soares considerou importante à parceria, por entender que a base de todo desenvolvimento e progresso de uma população está na raiz da educação, e que por tudo isso, o que estiver ao alcance de Itaituba será feito para a redução do analfabetismo no país e em Itaituba. Na seqüência o prefeito assinou o termo de adesão, e a portaria de número 1411-a 2007, criando e empossando oficialmente os membros do comitê gestor formado por educadores, sindicalistas, profissionais liberais e representantes de entidades de classes diversas, tendo no ensejo feito à entrega dos diplomas de 19 membros do comitê gestor que participaram da elaboração do Plano de Ações Articuladas (PAR).
No documento entregue pelo prefeito o Mec considerou entre outros pontos positivos, os conselhos escolares de Itaituba que são atuantes na fiscalização dos recursos destinados às escolas. Avaliando o quadro educacional do município, a secretária Eliene disse que os avanços e conquistas no governo atual já ajudaram a mudar o cenário educacional para melhor com investimentos na cidade e no interior.
O Plano de Metas para melhorar a educação é a união de esforços entre estado, município e união, numa parceria com as famílias e comunidade em prol da melhoria da Educação Básica. Com a assinatura do termo de da adesão, Itaituba vai seguir 28 diretrizes pautadas em resultados de avaliação de qualidade e de rendimento dos estudantes, dentre elas, estabelecer e incentivar a aprendizagem, assegurar a alfabetização das crianças até no máximo aos oitos anos de idade, sendo os resultados definidos por exame periódico específico, combater a repetência e combate à evasão, entre outros.

CCS-PMI

Anúncio provido pelo BuscaPé
Baixaki
encontre um programa:
www.g1.com.br