17 dezembro, 2007

Itaituba: Cidade Pepita





Itaituba comemora hoje, 15 de dezembro, 151 anos de história, histórias essas escritas em ouro e outras infelizmente de sangue. Lembro-me que quando criança escutava a Rádio Rural de Santarém, Na voz de Natalino Sousa, pai de apresentador Diego Mota da Rede TV, através do Programa Chamada Geral que no fim de tarde, fazia chamadas para os garimpos mais longínquos, onde as famílias se comunicavam com os garimpeiros, de onde se ouvia de tudo, de pedido de notícias, pedido de dinheiro, informação de falecimento e até de ameaça de que se o marido não mandasse dinheiro à mulher teria que dar a “criança” para poder sobreviver.
Junto com a riqueza que aqui passava, onde jorrava ouro em abundância, pouca coisa ficou, para muitos apenas histórias a serem contadas, para outros, histórias para serem esquecidas, pois lembram que nos tempos áureos possuíam aviões, fazendas, dinheiros e hoje lacrimejam suas realidades.
Com o declínio do ouro, Itaituba passou por períodos difíceis e quase virou uma cidade fantasma, mas Itaituba, não se entregou, pois com a garra e luta, que são características do povo que aqui vive, não permitiram que Itaituba ficasse no ostracismo e que a letargia fosse o destino da cidade conhecida por ser a Soberana do rio Tapajós.
Itaituba então, acordou de sonho dourado, para viver a realidade dura do dia-a-dia, onde através do suor do trabalho das pessoas ela se ergueu e sentiu a liberdade de escolhas, passou a escolher seus prefeitos e a exercer a cidadania sem o medo dos coronéis de barranco ou dos pistoleiros que viviam nas esquinas a espreitar quem contrariasse a vontade dos manda-chuvas da cidade.
Na atual conjuntura, nossa cidade cresce a todo vapor, com mais qualidade de vida para as pessoas, com a auto-estima elevada e estampada nos seus rostos, na democracia exercida sem perseguições e a cada dia deslumbra dias melhores, mais prósperos e com igualdade e ascensão social de sua população. Problemas históricos existem e muitos vão continuar a existir, mas eles não são empecilhos para maldizermos nossa cidade.Parabéns Itaituba, por seus 151 anos de história, que a cada um de nós seus filhos naturais e adotados, possamos ter a compreensão de sua grandeza e de seu valor e diante disto fazermos a nossa parte para te fazer brilhar e a cada dia ser “mais bonita e pondo orgulho e esperança em nós.”

Anúncio provido pelo BuscaPé
Baixaki
encontre um programa:
www.g1.com.br