11 fevereiro, 2008

Índios seguem à Brasília para audiência com chefe da FUNASA


Os índios mundurukus e kaiapós que ocupam a sede do DISEI Tapajós desde o dia 18 de janeiro, exigindo a volta do ex-diretor do DISEI em Itaituba, exonerado a pedido de Valmir Climaco, seguiram para Brasília neste domingo com o objetivo de por fim ao impasse. Os principais líderes do movimento afirmaram a reportagem que poderão aceitar a exoneração do Raimundo Rosivaldo Ferreira, mas não aceitam a indicação de Ângela Reges, feita pelo PMDB de Itaituba após acordo com o PMN.
Na comitiva viajaram 10 lideranças indígenas, cinco da tribo kaipó e cinco da tribo munduruku. A comissão solicitou via fax uma audiência com os superintendes da FUNAI e FUNASA e prometeram que não irão voltar sem uma resposta que não favoreça os índios mundurukus do alto e médio Tapajós, bem como os índios kaiapós dos rios Iriri e Baú.
Carlos Akai, membro do Conselho de Saúde Indígena, disse que os índios não podem ser desmoralizados e o órgão que cuida da saúde dos índios não pode fazer pouco caso de suas reivindicações. Já Takak-irê, da tribo Kaiapós afirmou que as lideranças indígenas não irão desocupar o DISEI se não houver um consenso. Eles querem um representante indicado por eles para assumir a direção do órgão em Itaituba.
Lúcio Freire

Anúncio provido pelo BuscaPé
Baixaki
encontre um programa:
www.g1.com.br