13 outubro, 2008

Ibama flagra desmatamento ilegal em Itaituba

Uma equipe do Ibama, com apoio de policiais do 15º BPM, foi até o local e localizou o colono José Martins, 51 anos, responsável pelo crime ambiental.

Na sexta feira peça manhã, fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que atuam na operação 'Guardiões da Amazônia', através de GPS, identificaram um desmatamento em área de cobertura florestal nativa no Parque Nacional da Amazônia, no município de Itaituba, sudoeste do Estado. Uma equipe do Ibama, com apoio de policiais do 15º BPM, foi até o local e localizou o colono José Martins, 51 anos, responsável pelo crime ambiental.
José Martins foi preso em flagrante e conduzido à 19ª Seccional de Polícia. Em seu depoimento ao escrivão Raimundo Carvalho, José Martins afirmou que estava desmatando a área cedida pelo Incra e pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itaituba. Ele também disse que 'existem outras famílias em torno do Parque e todos estão cultivando uma área cedida pelo Incra'.
Já Manoel Costa, técnico florestal do Ibama, afirmou que a área pertence ao parque e que o infrator não possui documento que comprove que a terra pertença a ele. 'Nós precisamos coibir esse tipo de abuso', afirmou. Ainda segundo Manoel Costa, o Ibama já detectou que alguns madeireiros do município de Itaituba estão 'derrubando e transportando madeira ilegalmente para as madeireiras da região', e acrescentou: 'Iremos notificar todos os envolvidos no desmatamento na região'.
Gazeta de Santarém

Anúncio provido pelo BuscaPé
Baixaki
encontre um programa:
www.g1.com.br