27 março, 2009

Coluna Farol do Tapajós

* Publicado no Jornal de Santarém do período de 28/03 a 04/04

CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE DOENÇA RENAL CRÔNICA
Acontece neste domingo (20/03), no horário de 08:00 às 12:00, no salão comunitário do Santíssimo, a 1ª Campanha Municipal de Prevenção de Doença Renal Crônica, com o objetivo de mostrar que a prevenção é essencial para reduzir o impacto da doença.
Vários serviços estarão sendo disponibilizados à população: Distribuição de folhetos educativos da Campanha Previna-se / Sociedade Brasileira de Nefrologia; Orientação sobre os principais fatores de risco de Doença Renal Crônica; - Verificação de Pressão Arterial; Teste de Glicemia; Análise de Urina I; Medida da Circunferência Abdominal; Orientação Médica e Consulta Médica para os pacientes de alto risco; Encaminhamento dos casos de alto risco para o Serviço de Especialidades de Nefrologia (Hospital Municipal de Santarém e Hospital Regional).

PANTERA CLASSIFICADO, RECEBE O PAYSANDU
O São Raimundo ganhou de virada o Time Negra, por 2 a 1, na noite desta quarta-feira(25), no Barbalhão, em Santarém. Com o resultado a Pantera continua invicto no segundo turno e com a liderança do Parazão.
O adversário deste sábado é o Paysandu, atual campeão do 1º turno, que no último confronto com o São Raimundo, teve a sua faixa carimbada com a derrota de 3 X 2 pelo Pantera Negra.

BAIRROS ALAGADOS
Como se não bastasse o calvário que estão vivendo, cerca de 100 famílias do bairro do Uruará, com suas casas alagadas, no bairro do Aeroporto Velho, mais famílias ficaram desabrigadas depois da forte chuva que caiu sobre a cidade, no início da semana. De acordo com o comandante do 4º Grupamento de Bombeiros Militar, capitão Ney Tito, foi necessário utilizar um barco para resgatar as 12 famílias que tiveram suas residências invadidas pela água, na rua Magnólia. Até um bebê recém-nascido estava entre os resgatados. Todos, cerca de 70 pessoas, foram levadas para a sede do Conselho Comunitário do bairro, onde estão abrigadas quase uma por cima das outras.

OBRAS DO PAC CAUSAM ALAGAMENTOS
No Uruará a situação é ainda pior, pois pelo menos 100 casas foram tomadas pela água, aliás, por uma lama cheia de lixo. De acordo com a Moradora Rita Cardoso, toda vez que chove o Corpo de Bombeiros é acionado para socorrer os moradores que são levados para a casa de parentes. Porém, ao menor sinal de descida da água, todas as famílias retornam para suas casas e ficam a esperar a próxima chuva. Além do perigo de afogamento, há ainda o risco de doenças como dengue, leptospirose e hepatite. Dizem os moradores que o problema se agravou com o início das obras no PAC na área, pois a construtora responsável pelo serviço construiu uma barreira de contenção das águas do rio Tapajós, mas esqueceu que o “engenho” iria represar a água da chuva.

SEMANA PRODUTIVA
Depois de equacionados os problemas de ordem interna, a Câmara Municipal de Santarém voltou aos seus trabalhos e teve uma semana bem produtiva em matéria de requerimentos e proposições. Isto mostra que quando se quer trabalhar, as coisas acontecem, oxalá as coisas continuem nesse ritmo. Santarém agradece!

PEDIDO DE DESCULPAS
O vereador Henderson Pinto, investido de humildade, fez em sessão da Câmara Municipal, pedido de desculpas públicas a vereadora Marcela Toletino. Henderson já havia procurado a vereadora para pedir pessoalmente. No encontro, Henderson chorou de emoção e reconheceu que se excedeu. Marcela aceitou o pedido. “Fiz o pedido porque sei que me excedi, e não por receio de perder meu mandato conquistado ligitimante nas urnas. A política passa e as amizades ficam. Todos são passíveis de cometer excessos”, disse Henderson Pinto.

APROVADOS NO CONCURSO DA PREFEITURA EXIGEM SUAS CONVOCAÇÕES
A ansiedade e angústia tomam conta dos inúmeros aprovados no concurso da Prefeitura de Santarém, que já deveriam ter sidos nomeados no início do ano, mas até o presente momento isso ainda não aconteceu. Para essa próxima semana, vários mandados de segurança estarão dando entrada na justiça para exigir a convocação dos aprovados por parte da prefeitura.

ITAITUBA: VELHOS VÍCIOS
O vereador Peninha, que costuma se autodenominar de “Metralhadora Humana”, precisa urgentemente corrigir sua pontaria, talvez pela idade ou por cansaço cognitivo, o vereador anda fazendo denuncias e mais denuncias no vazio, apenas com o intuito de desestabilizar a administração municipal. Há quem diga que essa é a velha fórmula que ele utilizava com os antigos prefeitos para conseguir alguma vantagem, isso desde os tempos de Wirland Freire, onde na frente das pessoas e das câmeras ele era seu maior opositor, mas no cair da noite, sem a presença de muitas testemunhas, ele vivia recebendo “ajudas” do ex-prefeito.
A população de Itaituba sabe de toda essa história, mas é bom lembrar quem é o Peninha velho de guerra, pra poder saber o que está por de trás de sua denúncias, se é mesmo um sentimento nobre ou um vicioso e vil costume.

ITAITUBA: ENTREVISTA DEU O QUE FALAR
Um candidato derrotado nas últimas eleições que, por insistência e a qualquer custo, quer ser prefeito, em entrevista provou porque não vai ser nunca prefeito de Itaituba. Além de assassinar a gramática normativa, o seu discurso foi vazio, contraditório, porém muito engraçado.A única coisa boa do discurso foi que fez muita gente morrer de rir de tanta lorota e a sua frase dita “falta de “cacique” (cacife) do prefeito pra assumir prefeitura..." Depois dessa, estão até pensando em criar uma secretaria de assuntos indígenas para ele assumir.

Anúncio provido pelo BuscaPé
Baixaki
encontre um programa:
www.g1.com.br