18 dezembro, 2006

518 MIL ESTUDANTES SE INSCREVERAM PARA TENTAR BOLSA DO PROUNI

Mais de meio milhão de estudantes fizeram inscrições para tentar uma bolsa de estudos no Programa Universidade para Todos (ProUni ) oferecida pelo Ministério da Educação (MEC ) em parceria com as instituições de ensino superior. Serão ofertadas 108.642 bolsas de estudo intregrais ou parciais para o primeiro semestre do ano letivo de 2007. O prazo de inscrições terminou no último sábado (16).
A lista com os nomes dos candidatos pré-selecionados será divulgada na quarta-feira (20). O MEC não tem como informar quais são os cursos que apresentaram maior procura. A partir do dia 26 de dezembro, os estudantes pré-selecionados devem procurar a instituição de ensino superior onde eles se inscreveram para a confirmação da bolsa e dos dados socioeconômicos. O ProUni oferece bolsas de 50% ou 100% nas mensalidades de cursos superiores.
Segundo o professor Celso Carneiro Ribeiro, diretor do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior do MEC, o critério de desempate é a nota da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). ''Nesta etapa a condição socioeconômica não é levada em consideração como critério de desempate'', disse.
Menos inscritos
O número de estudantes que se inscreveram para concorrer a uma bolsa do ProUni em 2006 é menor que o número de inscritos no ano passado (quando 797.840 estudantes se inscreveram para concorrer a uma bolsa), mas, segundo o professor Ribeiro, esse número é menor porque em 2005 qualquer aluno poderia se inscrever para concorrer e esse ano a inscrição ficou limitada para os estudantes que tiraram nota maior ou igual a 45 na prova objetiva e na redação do Enem.
''O ProUni é um programa consolidado. A nossa avaliação é muito positiva porque o programa evoluiu muito: o número de bolsas ofertadas cresceu 18% e o número de instituições que oferecem a bolsa de estudos cresceu de 1.142 para 1.424'', afirmou o professor Ribeiro.
Fonte: Globo.com

Anúncio provido pelo BuscaPé
Baixaki
encontre um programa:
www.g1.com.br