14 dezembro, 2006

Itaituba: Cidade Pepita

Dayan Serique –pós-graduado em Administração Educacional
.
Neste ano em que Itaituba comemora seus cento e cinqüenta anos, quero aqui registrar o amor e respeito que tenho por essa cidade, que acolheu a mim e a minha família de forma calorosa.
Itaituba é uma cidade encantadora, misteriosa, habitada por pessoas guerreiras, sonhadoras, lutadoras e incansáveis na luta de vê-la melhor, mais rica, mais humana, mais próspera e cada vez mais justa e perfeita.
Quando aqui cheguei, no dia 29 de janeiro de 1999, oriundo de Santarém, me defrontei com uma cidade eufórica, alegre, agitada. Era um corre-corre frenético de carros, bicicletas e inúmeras motos. Sem falar das idas e vindas de balsas e voadeiras que chegavam a toda hora no porto, trazendo pessoas para o trabalho, para a escola e alguns para a realização do sonho de ganhar a vida, enriquecendo das riquezas de seu solo.
Itaituba é uma cidade abençoada por Deus, pois tem em seu leito um rio belo e maravilhoso, o Tapajós, que é vítima de ganância do homem, da riqueza a qualquer custo, que tem em suas águas as marcas do desrespeito à natureza. Porém sem se importar com isso, ele leva e traz, através de suas águas, riquezas, alimento, potencial para energia, encontros e esperança deste incansável povo.
Aqui já vi muita coisa boa e muita coisa ruim. Vi a caridade do povo, mas também vi a brutalidade de alguns; vi a cultura brilhar nos olhos dos brincantes de quadrilha e das danças, vi também a tragédia no trânsito, fruto da estupidez e imprudência; vi a serenidade do povo munduruku e vi a inquietude da política tupiniquim; vi o povo estudando, ganhando consciência e um lugar ao sol; vi também a prostituição infantil ser banalizada, como se fosse a coisa mais normal do mundo; vi Itaituba ganhar as ruas para exercer a cidadania, mas também a vi calada, omissa, contentando-se com pouco ou quase nada. Enfim, vi as riquezas e as malezas de Itaituba nas lentes atentas do focalizando, telejornal que é a cara de Itaituba.
Tens o nome de Itaituba e és conhecida por cidade pepita, cidade dos contrastes, do paradoxo, inominável. És única. És Ita, I e tuba, és pedra preciosa, és a rocha em que se firma o sonho do garimpeiro. És farta, és abundante de riqueza e esperança. És especialmente Itaituba, cidade pepita, a soberana do Rio Tapajós... que a cada dia põe orgulho e esperança em nós... Viva Itaituba!!! Parabéns pelos 150 anos de história!!!

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Comentário muito bonito e sensato,parabéns pelo excelente blog. Realmente Itaituba apesar de nunca ter sorte com administradores é uma cidade encantadora, e com um rio muito bonito, o rio tapajós. Sempre mostro fotos de Itaituba, principalmente do grande rio, para os meus colegas de trabalho aqui de Fortaleza-Ce. Já morei 14 anos em Itaituba e gosto muito dessa cidade. Sou Cearense e Paraense.

dezembro 16, 2006 4:34 PM  

Postar um comentário

<< Home

Anúncio provido pelo BuscaPé
Baixaki
encontre um programa:
www.g1.com.br