Índios Munduruku Ameaçam Invadir Posto do INSS
Cerca de 100 indígenas do Município de Jacareacanga, no Sudoeste paraense, ameaçam invadir a agencia do Instituto Nacional de Seguridade Social (NSS) de Itaituba nos próximos dias, caso seus pedidos junto á Previdência Social não sejam atendidos imediatamente. O grupo faz parte da etnia Munduruku e pede mais agilidade no atendimento dispensado aos índios, que não estariam recebendo o atendimento adequado do INSS.
A maior reclamação dos indígenas diz respeito aos pedidos de auxilio maternidade e aposentadoria. De acordo com as lideranças indígenas, muitos processos já estão engavetados há anos no INSS, sem qualquer solução. Os índios afirmam que por várias vezes se deslocam até o município de Itaituba, gastando com passagem e alimentação, mas que não são atendidos. O grupo avisou que pretende acampar na agência de Itaituba nos próximos dias caso a situação não seja resolvida logo. Eles querem que os problemas sejam resolvidos.
O chefe da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Itaituba, Ozimar Barros, confirmou que há um clima de tensão nas aldeias em Jacareacanga por conta da insatisfação dos índios. Ele disse que os indígenas estão sendo controlados, mas que ameaçam agir se não tiverem resposta rápida. Ozimar sugeriu que o INSS realize uma força tarefa especial para atender aos índios de forma imediata, solucionando os principais problemas. O chefe da gerência do INNS no município, Júlio Cezar, viajou para Belém para de relatar a situação à superintendência do órgão e pedir mais estrutura para atender as pessoas daquela região.
Fonte: O Estado do Tapajós
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home