22 fevereiro, 2007

Alter do Chão atraiu milhares de brincantes

Muito trigo e Maizena fizeram a alegria dos foliões em um carnaval que vem crescendo a cada ano e se destacando no oeste paraense
A vila balneá­ria de Alter do Chão, distrito localizado a 33 km do municí­pio de Santarém, no oeste paraense, atraiu milhares de brincantes em seu carnaval alternativo, realizado no domingo,18, e na segunda-feira, 19.
A concentração aconteceu na Praça do Lago Verde por onde passavam os blocos de empolgação puxados por trios elé­tricos e acompanhados por milhares de foliões. Alguns traziam suas mascotes e suas dançarinas que animavam ainda mais a multidão. A festa foi animada por bandas locais. Difí­cil era passar no meio da multidão sem levar um pouco de trigo, talco ou maisena no rosto. A equipe de limpeza da prefeitura teve muito trabalho.
'Mas é uma brincadeira gostosa e todos levam na esportiva. É claro que não vamos jogar o pó dentro dos olhos das pessoas. A brincadeira é saudá­vel', explica Rodrigo Tavares, de 35 anos. O funcioná­rio pú­blico veio de Manaus especialmente para passar o 'Alternaval' com a mulher e a filha de cinco anos.
A Praia na Ilha do Amor também foi opção para quem esteve no balneá­rio. 'O movimento foi muito bom e graças a Deus não tivemos nenhum acidente como afogamentos e brigas', comemora o vendedor Francisco Mota. O braço do rio Tapajós que separa Alter do Chão da ilha foi marcado por um intenso fluxo de catraieiros.
O Alternaval vem crescendo a cada ano, aumentando o nú­mero de participantes. A maioria, turistas vindos de vá­rias partes do Estado e inclusive de outros paí­ses. 'A beleza do local tem contribuí­do bastante para o sucesso do evento', afirma o turista inglês Marcus Philips, que durante as fé­rias decidiu viajar para conhecer a Amazô­nia. Ele diz que viu Alter do Chão em um calendá­rio de um aeroporto em Belém e ficou encantado.
A Policia Militar estimou que, pelo menos 60 mil pessoas, passaram por Alter do Chão durantes os três dias de folia. Nenhum homicí­dio ou acidente grave foi registrado. A maioria das ocorrências foi por causa do excesso de bebidas alcoó­licas.
SANTARÉM
Ontem, em Santarém, precisamente na avenida Tapajós, 13 blocos de enredo e de empolgação fizeram a alegria dos foliões. O evento foi organizado pela Associação Santarena das Agremiações Carnavalescas (Asac) e Liga Independente dos Blocos de Empolgação de Santarém (Libes), com o apoio da Coordenadoria Municipal de Cultura.
De acordo com a Polí­cia Militar, cerca de vinte e cinco mil pessoas prestigiaram o evento no primeiro dia das apresentações, realizadas no sá­bado (17) e aproximadamente 20 mil foliões estiveram ontem na avenida Tapajós em frente à cidade.
NORMALIDADE
A Prefeita Maria do Carmo assinou portaria na tarde de quarta-feira, 14, facultando o ponto nas Repartições Pú­blicas Municipais nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro de 2007, em virtude da quadra carnavalesca. O expediente volta ao funcionamento normal hoje, quarta-feira (21) de cinzas, a partir das 14 horas.


Fonte: O Liberal

Anúncio provido pelo BuscaPé
Baixaki
encontre um programa:
www.g1.com.br