02 fevereiro, 2007

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA - Vitória esmagadora garante presidência a Domingos Juvenil

Com uma diferença de 19 votos, o deputado estadual foi eleito presidente da Casa e coroou com êxito a articulação política que garantiu a vitória de Ana Júlia no segundo turno eleitoral
Em uma votação sem grandes surpresas, o peemedebista Domingos Juvenil foi conduzido à presidência do Poder Legislativo com ampla vantagem de votos em relação ao segundo candidato, Gabriel Guerreiro (PV). Dos 41 deputados que compõem o parlamento estadual, 30 votaram no candidato oficial do governo, contra 11 votos do segundo colocado. A chapa de Juvenil também saiu vitoriosa com um placar parecido: 31 a 10. Após a rápida cerimônia de posse dos 41 parlamentares eleitos no pleito do ano passado, o processo de eleição da nova Mesa Diretora da Assembléia Legislativa do Estado (AL), comandada pelo então primeiro-vice presidente, José Megale (PSDB), teve início por volta das 10h20 e durou cerca de uma hora e meia. Como já estava previsto, duas chapas se candidataram para a disputa: a Chapa 1, encabeçada por Domingos Juvenil, era composta por Eduardo Costa (PTB), na primeira vice-presidência; Ana Cunha (PSDB), como segundo vice-presidente; Miriquinho Batista (PT), como primeiro secretário; Junior Hage (PR), segundo secretário; Haroldo Martins (PFL), terceiro secretário, e Deley Santos (PV), com a quarta secretaria. Já a Chapa 2, que trazia Gabriel Guerreiro como candidato a presidente, indicava Arnaldo Jordy (PPS) como primeiro vice-presidente; Ítalo Mácola (PSDB), segundo vice-presidente; Manuel Pioneiro (PSDB) como primeiro secretário; Alexandre Von (PSDB), segundo secretário; Suleima Pegado (PSDB), terceira secretária; e Tetê Santos (PSDB), quarta secretária. Seguindo o que determina o Regimento Interno da Casa de Leis, a primeira votação foi aberta para a escolha do novo presidente. Ítalo Mácola (PSDB) solicitou que fosse concedido aos candidatos à presidência alguns minutos para que pudessem expor idéias e proposta, porém, por maioria de votos, o pedido foi recusado. Os 41 deputados foram chamados um a um para confirmar o voto, o que aconteceu dentro de uma cabine isolada para, em seguida, depositá-lo dentro de uma urna instalada sobre a Mesa Diretora. A conferência dos votos foi feita pela deputada petista Bernadete Ten Caten, indicada por Megale para cumprir a função do segundo secretário, sendo que o tucano André Dias ficou responsável pela leitura de cada voto, na função de primeiro secretário. Quando a contagem chegou aos 21 votos a favor de Domingos Juvenil contra nove para Gabriel Guerreiro, os deputados da base governista comemoraram, pois a partir dali estava consolidada a vitória do peemedebista. O placar final acusou 30 votos a 11, e o presidente José Megale anunciou Juvenil como o novo presidente da AL.

“Vamos vivenciar o tempo de plantar e edificar”

A próxima votação foi para a escolha dos demais componentes da Mesa, e mais uma vez os deputados foram convocados a escolher os integrantes de uma das duas chapas concorrentes. Se não fosse a súbita mudança de opinião de um dos parlamentares o placar seria o mesmo, mas a Chapa 1 venceu por 31 votos a 10. O resultado foi comemorado não só dentro do plenário, mas também fora dele. O candidato derrotado Gabriel Guerreiro (PV) aceitou com resignação o resultado do pleito. “O resultado já era previsível. Nós achamos que o parlamento é plural e os deputados têm todo o direito de fazer a sua escolha, por isso me candidatei a concorrer à Mesa. Só lamento que o debate não tenha sido realizado para que pudéssemos confrontar idéias e opiniões. Vamos trabalhar junto com o presidente e a Mesa Diretora para estabelecer o colegiado de líderes”, comentou. Durante o seu primeiro discurso como presidente, Domingos Juvenil agradeceu o apoio do seu partido, o PMDB, com especial consideração ao deputado federal Jader Barbalho, a quem classificou como “companheiro de todas as horas”. Juvenil também dedicou agradecimentos ao ex-presidente Mário Couto (PSDB), “por ter compreendido o momento político e dar governabilidade ao Estado. O novo presidente da AL disse que vai respeitar a posição política e ideológica de cada deputado, obedecendo os princípios da convivência democrática, para que todos os parlamentares tenham participação na elaboração das ações. “É tempo de construir. Vamos juntos vivenciar o tempo de plantar e de edificar e também o tempo da paz”, concluiu.

Fonte: O Diário do Pará

Anúncio provido pelo BuscaPé
Baixaki
encontre um programa:
www.g1.com.br