Dossiê: Lula será julgado hoje pelo TSE

A pedido do PSDB e do atual Democratas (DEM), ex-PFL, o tribunal abriu uma investigação para apurar se houve envolvimento de Lula e de outras cinco pessoas no caso: o presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP); o ex- ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos; os ex-integrantes da campanha do presidente Lula à reeleição Valdebran Padilha e Gedimar Pereira Passos; e também o ex-assessor especial da presidência da República, Freud Godoy.
O corregedor-geral eleitoral, ministro César Asfor Rocha, vai levar o seu voto para apreciação do plenário do tribunal nesta quinta. O TSE é composto por sete ministros. Caso nenhum deles peça vista, a decisão pode sair ainda hoje.
A assessoria de imprensa do TSE informou que, se os ministros entenderem que os investigados devem ser punidos, eles poderão perder o mandato e ficarão inelegíveis por três anos. Com isso, o presidente Lula e o deputado Ricardo Berzoini ficarão sujeitos à perda de seus mandatos, caso o TSE decida que eles têm envolvimento no caso. Caso a decisão seja por punição, os envolvidos ainda poderão recorrer ao próprio tribunal.
O desfecho do caso deve ser mesmo nesta quinta porque o ministro Ásfor Rocha deixará o TSE na próxima terça-feira (24) e, por isso, quer encerrar a investigação. O próximo corregedor-geral do TSE será o ministro José Delgado, que já integra o tribunal.
Fonte: G1
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home