08 maio, 2007

Santarém recebe hoje a plenária do PTP


Santarém sedia nesta terça-feira (08) a oitava edição do PTP (Planejamento Territorial Participativo). A plenária deve contar com a participação de cerca de três mil pessoas das delegações dos municípios de Alenquer, Almerim, Belterra, Curuá, Faro, Juruti, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Santarém e Terra Santa que compõem a Região de Integração do Baixo Amazonas.
A Região de Integração Baixo Amazonas possui uma população estimada de 643.531 habitantes, sendo Santarém e Monte Alegre os municípios mais populosos. Já Curuá e Terra Santa apresentam os menores números populacionais com 9.943 habitantes e 10.467 habitantes, respectivamente.
A PEA (População Economicamente Ativ)a, segundo o Pnad (Programa Nacional de Amostra por Domicílio), é de 223.042 habitantes, que corresponde a 9,2% do total da população de todas as regiões de integração, que é de 2.412.062 habitantes. Já o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), conforme o Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento, dessa região é de 0,677 com destaque para o município de Santarém com um IDH de 0,745 e Almerim com o indicador de 0,745.
O PIB (Produto Interno Bruto) é de R$ 2.698.362 mil, com destaque para Santarém que contribui com 39% do PIB da região. Já Terra Santa, Curuá e Faro são os menos expressivos em termos de participação, todos com aproximadamente 1% do PIB do Baixo Amazonas.
Do total de impostos gerados na região, Oriximiná foi o município que mais arrecadou, com uma contribuição em torno de 50%, seguido de Santarém com 38%. Por outro lado, Faro que teve a menor participação, ficando com cerca de 0,12% .
A plenária está marcada para a manhã de hoje, no Iate Clube do município, que fica na rua 14 de outubro, no Bairro da Liberdade.
Depois de Santarém serão realizadas as plenárias das regiões de Integração Araguaia, com sede em Conceição do Araguaia (10), e a de Carajás, em Marabá no sábado, (12). As plenária do PTP se encerram no próximo dia 19, em Belém.
Cerca de 20 mil pessoas já participaram do PTP até o momento. As reuniões contam com a presença do Governo do Estado e auxiliares do governo, que são apresentados e ficam à disposição do público para discutir questões específicas com os grupos presentes.

Anúncio provido pelo BuscaPé
Baixaki
encontre um programa:
www.g1.com.br