09 julho, 2007

Maia diz que governo é conivente com desvio de verbas por ONGs

O presidente nacional do Democratas, deputado Rodrigo Maia (RJ), afirma que o governo federal é, no mínimo, 'conivente' com a falta de mecanismos de controle sobre as verbas federais repassadas para as organizações não-governamentais (ONGs). Reportagem de o Estado de S. Paulo deste domingo (8) mostrou que técnicos do governo, do Tribunal de Contas União (TCU) e da Controladoria Geral da União (CGU) calculam que, dos R$ 3 bilhões destinados no ano passado para as ONGs e para organizações da sociedade civil de interesse público (Oscips), quase metade foi desviada.

'Mais uma vez o País não trata questões importantes de forma séria. Nunca foram criados pelo governo mecanismos que garantissem controles desses recursos destinados às ONGs. Dá a impressão até que a flexibilização desses controles foi intencional. O governo tem, no mínimo, conivência com o que acontece', critica Maia.

Na avaliação do parlamentar da oposição, os integrantes do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sempre tiveram grande ligação com esse setor. Isso, na sua visão, pode ser um dos motivos de o governo destinar tantos recursos para o setor e fiscalizar tão pouco. 'As ONGs sempre foram braço dos integrantes desse governo quando eles estavam na oposição, servindo para ajudar no trabalho de mobilização com a sociedade. E, agora, no governo, continuam ajudando na execução de políticas, através de serviços terceirizados. Sempre houve uma proximidade muito grande entre eles', diz o presidente do DEM.

O ex-deputado Roberto Jefferson, cassado pelo envolvimento com o mensalão, publicou nota entitulada 'O mensalão das ONGs'.

Agência Estado

Anúncio provido pelo BuscaPé
Baixaki
encontre um programa:
www.g1.com.br