16 julho, 2007

Mutirão de comunicação começa a discutir Amazônia

Amazônia é o tema do 5º Mutirão Brasileiro de Comunicação (MBC), evento nacional de organizações cristãs, que pela primeira vez é realizado na Região Norte do país. A abertura do MBC ocorreu ontem à noite, lotando o teatro Margarida Schivasappa, no Centur, mesmo local que abrigará o evento que prossegue com palestras, seminários, oficinas e uma feira de comunicação, até o dia 20 deste mês.

A cerimônia de abertura contou com a presença de ícones da cultura e da religiosidade paraenses. O cantor Nilson Chaves emocionou o público tocando e cantando 'Vois sois o lírio mimoso', hino que marca o Círio de Nossa Senhora de Nazaré. No palco do teatro, uma imagem da 'Padroeira dos Paraenses' ao lado de um telão exibindo imagens da maior festa de fé do povo paraense abençoava os presentes do 5º MBC.

Responsável pelo pronunciamento de abertura do evento, dom Orani João Tempesta, arcebispo metropolitano de Belém, disse que o mutirão é importante para a região, pois vai discutir a Amazônia, que também é tema da Campanha de Fraternidade, e ajudar a dizimar os chavões aos quais a região sempre é relacionada. O arcebispo lembrou o MBC reúne membros das igrejas cristãs, comunicadores e estudantes e espera que as pastorais de comunicação saiam fortalecidas do evento.

Natural da região de Santarém, foco de notícias e muitas polêmicas, o vice-governador do Estado, Odair Santos Corrêa, esteve presente à abertura do mutirão, e citou entre suas expectativas sobre o evento, que a Amazônia deixe de ser notícia apenas pelo lado negativo, como desmatamento e violência no campo, mas que a imprensa no geral possa perceber a região com suas belezas, povo e cultura.

O primeiro dia do MBC contou ainda com a palestra do jornalista Leandro Beguoci. Repórter do caderno Mundo, do jornal 'Folha de São Paulo', Leandro abordou a relação da comunicação e a pressão da sociedade. Para o jornalista, as novas mídias, como a Internet e a variedade de acesso de informação estão refletindo em uma sociedade menos passiva, que não apenas cobra, como interfere diretamente nas meios de comunicação.

O 5º MBC 'Comunicação e Amazônia - Fé e Cultura da Paz' prossegue até o dia 20 com programação nos vários espaços do Centur. O evento é realizado pela Arquidiocese de Belém, com promoção da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). As inscrições continuam abertas e podem ser feitas no site www.muticom.com.br.

O Liberal


Anúncio provido pelo BuscaPé
Baixaki
encontre um programa:
www.g1.com.br