PDT lança pré-candidato à Prefeitura de Belém
Além dos 16 prováveis pré-candidatos dispostos a entrar na disputa pela Prefeitura de Belém nas eleições de 2008, conforme noticiado por O LIBERAL no último domingo, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) também apresentou um nome na última reunião do Diretório Municipal, realizada na Câmara Municipal de Belém. Trata-se do advogado Fernando Coimbra, que também é o delegado regional do Trabalho no Pará, indicado pelo partido. O deputado federal Giovanni Queiroz, presidente da executiva estadual do PDT, também participou da reunião com as lideranças pedetistas, no último dia 26, e ajudou a referendar o nome de Coimbra, que preside o diretório municipal do partido.
De acordo com Raimundo Ribeiro, secretário-geral do PDT no Pará, o partido já tem representação em 141 municípios paraenses, com 38 mil filiados, por isso pretende lançar o maior número possível de candidatos próprios ao pleito eleitoral de 2008. 'Também é uma diretriz nacional do partido o maior número possível de candidatos próprios, e isso deverá ser observado nos estados', explica Ribeiro, ressaltando que, da mesma forma, para as eleições presidenciais, o bloco de esquerda do qual o partido faz parte tem dois pré-candidatos: Cristóvam Buarque, do PDT, e Ciro Gomes, do Partido Socialista Brasileiro (PSB).
Além do PDT e do PSB, fazem parte do bloco de esquerda o Partido Comunista do Brasil (PC do B), o Partido de Mobilização Nacional (PMN), o Partido Humanista da Solidariedade (PHS) e o Partido Republicano Brasileiro (PRB). A aliança entre esses partidos foi firmada em reunião nacional realizada em agosto deste ano. Em Belém, para lançar candidato próprio, o PDT terá que chegar a um consenso com os partidos aliados, já que alguns também apresentam nomes cotados. O PC do B, por exemplo, em seu X congresso municipal, realizado em Belém no último dia 28 de outubro, garantiu que tem nomes como Newton Miranda, que está na Gerência Regional de Patrimônio da União (GRPU).
Indicado pelo PDT, Fernando Coimbra é cauteloso ao falar sobre o partido que representará o bloco com o candidato majoritário. Ele diz que esse consenso será construído por meio de uma plataforma eleitoral que contemple todos os partidos aliados. 'É um processo de construção que vai passar por questões que envolvem desde as visões dos partidos até os interesses da cidade de Belém e aquilo que os partidos do nosso bloco desejam construir para o município, mas é um processo que será tocado em conjunto e com respeito a todos os partidos do bloco', ressaltou.
O Liberal
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home