53º BIS Faz Treinamento Para Missão de Paz no Haiti
Cerca de 30 militares do exército, lotados no 53º Batalhão de Infantaria de Selva, "Batalhão Tapajós" com sede em Itaituba, sudoeste do Estado, está se preparando para integrar a missão de Paz das Nações Unidas (ONU) no Haiti, estão passando por um rigoroso treinamento para seguir ao Haiti em junho deste ano.
Segundo o Tenente Kaester, comandante do pelotão EB, o treinamento iniciou em fevereiro deste ano e deve continuar até o inicio do mês de maio, quando os militares irão integrar as equipes de Manaus e Marabá. Ao todo serão cerca de 150 homens da 23ª Brigada de Selva da Amazônia.
Na manhã desta sexta-feira, (7) a equipe esteve no prédio da antiga delegacia de polícia de Itaituba para adestramento do pelotão na área urbano, haja vista, que segundo Kaester, "essa é uma preparação ideal para a gente encontrar a situação lá no Haiti; como o pelotão precisa de instalações abandonadas, nós estamos usando a delegacia antiga para esse adestramento".
Para esse treinamento o comandante do 53º BIS aproveitou a presença do Chefe do Comando Tático da Policia Militar de Santarém, para realizar o adestramento. "O comando tático tem muito maior experiência do que o exercito. Nossa especialidade é na selva; eles têm condições de passar muitas informações para o exército".
O tenente Wilton Chaves, chefe do comando tático adiantou que o grupo tático é treinado especialmente para atuar em área urbana, tem muito que "passar" para o grupo que vai participar da força de paz no Haiti. "Com certeza a experiência que estamos passando será muito bem aproveitada pelo grupo; e para nós é importante informar aos companheiros que irão enfrentar conflitos em área urbana".
O pelotão deve viajar para o Haiti no inicio de junho, logo depois do treinamento e exames médicos e psicológicos.
Lúcio Freire
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home