24 março, 2008

Agentes de trânsito são espancados em via pública em Itaituba


No sábado por volta de 21h00min, quatro agentes da Coordenadoria Municipal de Trânsito de Itaituba, sudoeste do estado, realizavam fiscalização de rotina nas ruas e avenidas do centro da cidade, quando dois homens em uma motocicleta passaram em frente a viatura, ambos sem capacete e escondendo a placa da motocicleta. Os agentes solicitaram que o piloto parasse o mesmo evadiu-se seguindo para o da Floresta. A viatura seguiu a motocicleta e na 7ª travessa, entre a 10ª e 11ª Rua, os ocupantes do veículo caíram numa poça d'água. Os dois foram abordados pelos agentes que solicitaram os documentos do condutor e do veiculo, uma motocicleta HONDA, CG 125, verde placa, JVF-5119. Além do piloto e o carona não usarem capacete no momento da abordagem, os agentes constataram que o condutor da motocicleta não tem habilitação e aparentava sintoma de embriagues.
O condutor da motocicleta disse aos agentes que residia próximo dali e precisava buscar os documentos em sua residência. Segundo o agente Jorge Augusto, o homem saiu para buscar os documentos e quando voltou trouxe consigo cerca 15 homens que tentaram intervir no trabalho da COMTRI. "Houve uma confusão generalizada, os homens destruíram uma cerca de madeira e usaram as estacas contra os agentes e a viatura da fiscalização de trânsito"
Na confusão um dos agentes ligou pedindo apoio da PM que minutos depois chegou ao local e conteve a confusão. A PM conseguiu apreender dois acusados de iniciar a confusão, Jardiel Flávio Campelo Barbosa e outro de prenome Nilsandro; ambos foram conduzidos para a 19ª Seccional de Polícia, onde ficaram até no domingo pela manhã.
Na confusão os agentes Roberto Jean Coelho e Jorge Augusto Silva sofreram escoriações pelo corpo e um dos acusados teve o braço direito fraturado, segundo o agente Augusto, "o mesmo foi vitima de um comparsa que na hora da confusão foi paulada para todo lado". A viatura da COMTRI e a motocicleta envolvida na confusão foram alvos de várias pauladas, ficando a viatura amassada no teto e no pára-lama direito.
Na DEPOL Jardiel Flávio Campelo Barbosa e Nilsandro detidos pela PM, relataram em depoimento ao escrivão Haroldo Macedo, que foram perseguidos pelos os agentes da COMTRI até o local do incidente e que um dos agentes teria acertado uma "porrada" com cacetete em seu braço e os moradores que presenciaram a reação do agente "ficaram revoltados" e "partiram pra cima dos agentes". Contudo, o agente Jean contestou a afirmação, alegando que os agentes de trânsitos não usam qualquer arma, "muito menos capacete".
O delegado José Carlos Rodrigues mandou lavrar TCO a fim de encaminhar para a Justiça, onde agentes e acusados serão ouvidos. Ambos prometeram levar o caso ao Ministério Público Estadual
O agente Jorge Augusto uma das vitimas que sofreu ferimentos nas mãos quando tentava se defender das pauladas, afirmou à reportagem que os agentes de trânsito em Itaituba estão sendo tratados como bandidos e os agressores que pilotam embriagados, sem habilitação acabam se tornando vítimas. É comum presenciar motoqueiros trafegando nas ruas de Itaituba sem capacete, não habilitados e quando são abordados reagem ao trabalho dos órgãos de fiscalização de trânsito.
Do outro lado, diariamente ocorrem acidentes devido a imprudência de alguns motoristas que insistem em transgredir as leis de trânsito. Vale ressaltar que a maior parte dos acidentes envolve motocicletas. Somente no final de semana ocorreram três acidentes graves, inclusive uma das vítimas teve que ser encaminhada para Santarém, suspeita de traumatismo craniano.
O delegado José Carlos, afirmou que os acusados foram enquadrados nos crimes de lesão corporal, resistência, ameaça, desobediência, desacato a autoridade e pilotar veiculo sem habilitação.
Ainda no domingo pela manhã a reportagem flagrou um político intervindo para a polícia liberar os acusados de promover a confusão, que inclusive foram liberados sem o pagamento da fiança. A imprensa local que acompanha as ocorrências policiais em Itaituba, constantemente observa alguns políticos tirando proveito de fatos criminosos praticados por pessoas totalmente irregulares em Itaituba. Em alguns casos, havendo intervenção política no trabalho dos servidores públicos. E segundo autoridades locais, "isso dificulta o trabalho dos órgãos policiais e de trânsito no município de Itaituba".
Lúcio Freire

Anúncio provido pelo BuscaPé
Baixaki
encontre um programa:
www.g1.com.br