30 abril, 2008

Vacinação contra a Febre Aftosa inicia amanhã no Pará


Começa nesta quinta-feira (1º de maio), a Campanha Estadual de Vacinação contra a Febre Aftosa 2008. Nesta primeira etapa, que vai até o dia 30, a meta é vacinar 98% do rebanho de bovinos e bubalinos do Estado, o que corresponde a aproximadamente 18 milhões de cabeças.
O Pará tem o 5º maior rebanho do país, com cerca 18,5 milhões de cabeças cadastradas na Adepará. 'Nas duas etapas de vacinação contra a aftosa que acontecem durante o ano, o produtor faz a notificação dessa vacinação nos postos da Adepará. Nesse momento, passamos a ter informações sobre a população bovídea do Estado', explica o diretor geral da Adepará, Rubens Britto.
A idéia para esta 1ª. etapa da campanha 2008 é trabalhar principalmente nas regiões com maior quantidade de pequenas propriedades, aquelas com até 50 cabeças, inclusive pequenos produtores em assentamentos e colônias agrícolas. Segundo explica Rubens Britto, a Adepará pretende fazer a vacinação assistida, para que assim possa ser alcançada a meta de todo o Estado livre de febre aftosa com v! acinação até 2010.
'Temos um longo caminho pela frente e muito trabalho. Vamos fazer todos os procedimentos necessários para satisfazer aos auditores do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e também da OIE (Organização Mundial de Saúde Animal)', afirma o diretor. Isto implica em melhorar a infra-estrutura do órgão, com aquisição de novos equipamentos, aumento do número de funcionários e a capacitação do corpo técnico.
A vacinação que inicia nesta quinta-feira abrangerá 44 municípios da área 1 (centro-sul do Estado), 67 municípios da área 2 (nordeste paraense) e 17 municípios da área 3 (baixo e médio amazonas). Serão vacinadas todas as espécies bovinas e bubalinas de todas as faixas etárias.
Para o produtor vacinar seus animais, deverá adquirir a vacina nas casas agropecuárias devidamente registradas. Depois de vacinar o rebanho deverá comparecer ao escritório da Adepará, onde é cadastrado com a nota fiscal de compra da vacina, a fim de comprovar a vacinação dos seus animais. A notificação da vacinação deverá ser feita ata o dia 15 de junho. As implicações para o produtor que não notificar será de multa.
A luta contra a febre aftosa no Pará encontra-se atualmente em três estágios distintos. A denominada área 1, alcançou em maio de 2007 o status de área livre de febre aftosa com vacinação. A área 2, que possui índices satisfatórios de vacinação, é classificada pelo Mapa como área de médio risco e, finalmente a área 3, ainda é classificada como área de alto risco.

Agência Pará

Anúncio provido pelo BuscaPé
Baixaki
encontre um programa:
www.g1.com.br