31 maio, 2008

Oficina de Teatro

Por Nazareno Santos

Com carga horária de 60 horas, equivalente a 8 dias, o município de Itaituba através da Diretoria de Cultura, promove sua segunda etapa de oficina de Iniciação de teatro, dividido em duas turmas pelo período da manhã e noite, com a participação de 40 alunos de variadas faixas etárias de idade. A oficina que está acontecendo na escola Alice Carneiro vai até o próximo dia 4, quando haverá uma apresentação especial dos alunos com espetáculo todo produzido na própria oficina, que traz várias Abordagens cênicas, entre elas expressão corporal, facial, dicção, criação de textos, noção de espaço cênico, técnicas vocais entre outros.
A oficina de teatro faz parte do projeto de interiorização da arte pelas parcerias estado município, com a instrutora sendo da Fundação Curro Velho, de Belém. Além de Itaituba, Jacareacanga e outros municípios da região foram contemplados com a oficina, ministrada pela professora Amanda Gomdin. A professora avaliando o trabalho que está sendo feito, pelo desempenho dos alunos, considera que Itaituba precisa continuar investindo nesses projetos culturais por sua potencialidade demonstrada pelos alunos, no que concerne ao nível de criatividade demonstrado nos laboratórios e exercícios jogos teatrais já realizados. Interagindo do teatro com literatura, a professora da UFPA, Fundação Curro Velho inclusive vem utilizando com seus alunos textos literários do escritor itaitubense Nazareno Santos, como a maneira também de demonstrar que Itaituba evoluiu muito em sua produção cultural.
Na oficina a professora vem utilizando auto colagem de textos entremeando teatro poesia como linguagens distintas, mas que podem interagir, repassando aos alunos vários poemas que estão sendo interpretados. A oficina que termina nesta terça feira dia 3 tem seu encerramento com apresentação de um espetáculo envolvendo todos os alunos envolvidos na oficina, na quarta feira dia 04 deste mês.
Entusiasmada pela participação na oficina a adolescente Dandara de 15 anos, disse que conseguiu melhorar muito com as técnicas aprendidas principalmente perdendo a timidez de falar em público, e que pretende participar de todas as oficinas que vieram para Itaituba já que se trata de uma grande oportunidade por estarmos longe dos grandes centros culturais. Por sua vez a professora Regina Lucirene Macedo, diretora de cultura espera que com essas oficinas as escolas do município possam tirar todo proveito possível envolvendo seus alunos já que a aprendizagem dessa maneira pode se multiplicar de forma mais ampla, já que a proposta da diretoria nessa parceria com o estado e trazer oficinas de várias linguagens artístico-culturais.

Anúncio provido pelo BuscaPé
Baixaki
encontre um programa:
www.g1.com.br