12 junho, 2008

PF instala posto no aeroporto de Santarém

A Delegacia da Polícia Federal (DPF) implantou uma sala no Aeroporto Maestro Wilson Fonseca de Santarém, no oeste do Estado. De acordo com a delegada Maria das Graças Malheiros Monteiro, à medida que visa dar mais segurança para os milhares de passageiros que circulam mensalmente pelo aeródromo tem por objetivo principalmente combater o tráfico de drogas. 'Verificar a questão da entrada e saída de passageiros, mesmo que nosso aeroporto não seja internacional, mas nós temos muitos problemas relacionados a tráficos de drogas', conta a delegada.
Averiguação dos passageiros que tem autorização para embarcarem com armas e outros que não tem também estão entre os objetivos do posto da Polícia Federal no aeroporto. 'O objetivo na esfera das atribuições dadas a DPF é reprimir possíveis crimes que possam ser praticados', resume Graça Malheiros, informando que por enquanto somente um agente federal presta expediente diário durante o dia, mas em breve todos os vôos serão atendidos com a presença da Polícia Federal.
'Como nós não temos vôos internacionais estamos começando muito timidamente. Se tivéssemos vôos internacionais no aeroporto, teríamos uma estrutura muito maior', esclarece à delegada afirmando que as atividades do posto ainda são bem resumidas.
'No posto temos uma viatura que fica a disposição. Alguns agentes já fizeram e outros farão um curso que será ministrado pela Infraero para poderem fazer a leitura correta no aparelho de Raio-X, e atualmente o funcionamento ainda não está sendo 24 horas, contudo no futuro até o uso de cães farejadores é cogitado', conclui Graça Malheiros.
Luiz Carlos Barra, Superintendente da Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero) na cidade, vê com bons olhos a iniciativa. 'O nosso aeroporto é o primeiro Superintendência Regional do Norte que conta com esse serviço da Delegacia da Polícia Federal', conta ele enaltecendo a importância essencialmente no que diz respeito ao embarque de passageiros armados.
Agência Amazônia

Anúncio provido pelo BuscaPé
Baixaki
encontre um programa:
www.g1.com.br