17 julho, 2008

Usinas de São Luis do Tapajós

O Plano Decenal de Expansão de Energia de 2008 vai incluir, além de Belo Monte, a hidrelétrica de São Luiz - megaprojeto que será dividido em duas usinas para não causar antipatia na esfera ambiental.
Concebido para ser instalado no rio Tapajós, no Pará, o projeto original previa a construção de uma usina de 9.880 MegaWatts (MW), porém, será dividido de modo que cada uma gere de 4 mil MW a 5 mil MW, revelou Maurício Tolmasquim, presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
De acordo com o cronograma da EPE, as usinas de São Luiz serão licitadas em 2011, juntamente com o projetos de Serra Quebrada, no rio Tocantins, com capacidade de 1.328 MW. Ao contrário da usina do Pará, este projeto já havia sido incluído no plano anterior, de 2007.
Em fase de conclusão, o plano decenal deste ano será apresentado ao Ministério de Minas e Energia (MME) no final do mês, passando ainda pelo crivo do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).
O plano decenal na versão de 2008 prevê ainda licitação para a usina de Belo Monte no ano que vem, juntamente com a usina de Teles Pires, entre os estados de Mato Grosso e Pará.

Anúncio provido pelo BuscaPé
Baixaki
encontre um programa:
www.g1.com.br