26 agosto, 2008

Eleitor reprova candidato analfabeto

O eleitor paraense é tolerante quanto a participação de analfabetos como candidatos nas eleições municipais deste ano. A tolerância do eleitorado do Pará, porém, não garante votos aos iletrados, ou seja, eles podem participar da disputa, mas será muito difícil conquistarem um dos cargos eletivos. É o que diz a enquete com 553 respostas de leitores do Portal ORM, coletadas na semana passada, entre os dias 18 e 23. Dos participantes da consulta, 91% dizem que não votariam em um candidato que não sabe ler ou escrever.
A enquete oferecia quatro perguntas aos internautas. Na questão abordando o voto em analfabetos, apenas 9% do eleitorado admitiram confiar sua escolha no pleito em um concorrente que não domine, minimamente, a leitura. Nesse item da pesquisa jornalística, 122 pessoas responderam a questão.
A enquete abordou ainda sobre os iletrados entre os eleitores. Dos 106 que acessaram e responderam, especificamente, a essa pergunta, 85,8% não têm nenhum analfabeto em sua família e 14,2%, sim.
Na justificativa para não votar em um candidato iletrado, a imensa maioria de participantes diz que não dá crédito aos analfabetos por acreditar que eles não têm conhecimento técnico para administração ou para assumir a função legislativa, no caso, dos cargos de vereador. Apontaram esta alegação 79,1% dos 110 que responderam a enquete. Outros 16,4% dos participantes creêm que um analfabeto eleito poderá ser facilmente enganado e manipulado dentro da sua função. E, por fim, 4,5% dizem que a escolha de uma pessoa sem nenhuma educação formal para um cargo público fere preceitos constitucionais.
Tolerância - Embora a maioria não admita votar em alguém que não sabe ler e escrever, a participação dos analfabetos na eleição é perfeitamente tolerável, segundo o resultado da enquete. 'Você é contra ou a favor de analfabetos concorrendo às eleições?' foi uma das perguntas da consulta. O resultado demonstra 67,4% dos eleitores aceitando a participação, contra apenas 32,6% expondo contrariedade a esse tipo de candidatura. Esta pergunta foi respondida por 215 pessoas que acessaram o site das ORM.
ORM

Anúncio provido pelo BuscaPé
Baixaki
encontre um programa:
www.g1.com.br