08 novembro, 2008

Belém recebe o maior evento da mineração amazônica

Até o final de 2008, o setor de mineração investirá 24,8 bilhões de dólares na região amazônica. A partir do tema Mineração e Sustentabilidade, as atuais discussões e tecnologias de um dos setores econômicos que mais crescem no Brasil estarão presentes na EXPOSIBRAM Amazônia (Exposição Internacional de Mineração) e no I Congresso de Mineração da Amazônia, eventos inéditos que iniciam nesta segunda-feira (10) e segue até a próxima quinta-feira (13/11) no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, em Belém (PA), numa realização do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) e do Governo do Estado.
As inscrições para o congresso estão encerradas desde o dia 28 de outubro pela internet, mas os interessados em participar podem tentar se inscrever no local do evento. Já o acesso à exposição será feito por meio de ingresso ao custo de R$ 10.
Paulo Camillo Penna, Presidente do IBRAM, visitou os Estados Amazônicos para convidar seus representantes para a EXPOSIBRAM. Ele conta que o Instituto decidiu realizar o evento para mostrar a força da indústria da mineração na região e o papel que ela desempenha no desenvolvimento sustentável desta área, que compõe mais de 60% do território nacional.
“As visitas foram extremamente produtivas, o que nos faz ter a certeza de que a atividade mineral se expande em vários estados da Amazônia. Teremos a participação de diversos representantes destes estados em nossos eventos, inclusive alguns governadores já confirmaram suas presenças. Estamos muito otimistas”, comenta.
Temas relevantes para a sustentabilidade da mineração como globalização da indústria mineral, formação de mão-de-obra especializada para atender ao setor, tendências do mercado global para mineração, sustentabilidade como estratégia de negócio e conservação ambiental serão tratadas em palestras e painéis temáticos por autoridades conceituadas no setor de mineração como Evandro Mirra de Paula e Silva, Gerente de Tecnologia e Inovação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial; o economista Paulo Haddad, ex-Ministro da Fazenda e do Planejamento; e Anthony Hodge, Presidente do Conselho Mundial de Mineração e Metais (ICMM - International Council on Mining and Metals).
Participação – Empresários e representantes de associações do Canadá, Austrália, Chile e Peru, que têm forte economia mineral, já confirmaram presença na EXPOSIBRAM Amazônia. Entre os 128 expositores, mais de 30 empresas atuam no Pará como a Vale, Mineração Rio do Norte, Grupo Alubar, Globe Metais, Alcoa e Imerys. A exposição oferecerá muitas oportunidades de negócios por meio das apresentações em estandes e da interação entre fornecedores e compradores.
Serviço: EXPOSIBRAM Amazônia, de 10 a 13 de novembro, no Hangar. Mais informações no site
www.exposibram.org.br.

Anúncio provido pelo BuscaPé
Baixaki
encontre um programa:
www.g1.com.br