31 dezembro, 2008

Juiz pede nova eleição e descarta candidaturas de Maria e Lira Maia

O juiz da 83ª Zona Eleitoral, Silvio Maria, solicitou, dia 17 passado, nova eleição para o cargo majoritário do município de Santarém.
A solicitação foi feita por meio de ofício ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), depois que Maria do Carmo teve sua candidatura à reeleição cassada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Silvio diz que Maria do Carmo e Joaquim de Lira Maia não podem concorrer ao novo pleito.
“Do Carmo, por causa do impedimento do TSE, e Maia devido à reprovação das contas do último mandato no Tribunal de Contas dos Municípios”. A decisão não prejudica a candidatura dos vices.
Silvio Maria assegura que não acredita em parecer favorável à candidatura de Maria do Carmo e por isso já articula nova eleição para Santarém.
Diz que a resolução do TSE que vai disciplinar o pleito deve sair até 10 de janeiro, abrindo prazo para registro de candidaturas, período de campanha e data da eleição, que deve ocorrer dentro de 30 a 60 dias, após a decisão do STF, caso resolva cassar definitivamente a candidatura da prefeita do PT.
As eleições, mesmo em curto período para acontecer, vão gerar custos, que podem ser os mesmos do pleito passado, quando foram necessários em torno de R$ 100 a R$ 150 mil.
“Vai ser preciso tudo que utilizamos na eleição de outubro passado. O TSE deve definir o orçamento para alimentação dos mesários, transporte de urnas e uma série de detalhes que demandam recursos”.
Todos os mesários, técnicos de urnas, supervisores e pessoas que exerceram outros cargos durante as eleições vão ser chamados para o novo pleito.

PT

Enquanto o Cartório Eleitoral em Santarém trabalha as articulações de uma nova eleição, a candidata reeleita com 52,81% dos votos válidos (77.458), Maria do Carmo, e todas as lideranças políticas do Partido dos Trabalhadores e das siglas que fizeram coligação, ainda mantêm esperança de parecer favorável do STF.
Maria do Carmo já esteve em Brasília acompanhando o processo, mas atualmente está em Santarém cumprindo as últimas agendas de 2008, que encerra seu primeiro mandato como administradora municipal. Na capital federal, apenas o irmão da prefeita, Everaldo Martins permanece aguardando a decisão.
Durante este período, responderá como prefeito de Santarém o presidente da Câmara. Atualmente, José Maria Tapajós, do PMDB, é o mais cotado. Ele encabeça chapa única ao cargo que comanda o Legislativo municipal.
Diário do Pará

Anúncio provido pelo BuscaPé
Baixaki
encontre um programa:
www.g1.com.br