29 dezembro, 2008

Água tratada Para Itaituba


A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Regional (Sedurb) está viabilizando mais de 100 projetos dentro do programa Água para Todos, que deverá levar água tratada ao interior do Estado. A SEDURB pretende fechar o ano de 2008 com 23 obras de infra-estrutura inauguradas.
Apesar de estar situado na maior bacia hidrográfica do planeta, o Pará apresenta um alto déficit de água tratada. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 50% da população paraense não têm acesso à água encanada e tratada adequadamente para consumo.
O programa Água para Todos tem como mudar essa realidade e executar, até o fim de 2010, 200 mil novas ligações de água no Estado. Coordenado pela SEDURB, o programa tem a finalidade de formatar projetos e captar recursos para investimentos em obras que melhorem a vida dos moradores que, historicamente, consomem água de má qualidade ou percorrem grandes distâncias, com dificuldades, em busca de água potável.
Para atingir a estabelecida, o programa prevê a execução de projetos de construção e ampliação de sistemas de abastecimento de água em vários municípios do estado, priorizando comunidades com maior carência de água, menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que tenham demanda prevista no Planejamento Territorial Participativo (PTP) ou que façam parte do conjunto de municípios com obras iniciadas, pelo extinto projeto Alvorada, mas que foram paralisadas, em 2004, na gestão passada, após denúncias de irregularidades.
Em 2008, a Sedurb concluiu e iniciou novas obras de abastecimento de água e captou recursos para investimentos em mais de cem obras. Atualmente, a Secretaria é responsável por 124 projetos de abastecimento de água, que juntos representam um investimento total de R$ 142 milhões.
Para Itaituba está previsto no orçamento 9,7 milhões de reais que deve ampliar a rede de distribuição de água para os bairros Jardim das Araras e Bom Jardim. Foi o que garantiu a governadora Ana Júlia Carepa ao prefeito Roselito Soares no encontro realizado no início deste mês. Além da ampliação da rede de abastecimento de água, serão construídos caixas d'água e melhorado o sistema em funcionamento no centro e bairro Bela Vista.
Atualmente apenas 25% da população itaitubense tem água tratada, 75% das famílias usam água de má qualidade. O objetivo do governo do Estado, em parceria com a prefeitura municipal é atender 60% da população até o ano de 2010.
São recursos do Orçamento Geral da União, Orçamento Geral do Estado, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bird) e Fundo de Desenvolvimento Regional (FDR), viabilizados por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Caixa Econômica Federal (CEF), emendas parlamentares e Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Dos 124 projetos, duas obras foram inauguradas este ano, cinco estão em execução e as demais estão em fase de revisão de projetos, visita técnica nos municípios e licitação.
Lúcio Freire

Anúncio provido pelo BuscaPé
Baixaki
encontre um programa:
www.g1.com.br