30 dezembro, 2008

Rodovia BR-163 é interditada depois forte chuva


Os municípios em torno da rodovia BR-163 no oeste do Estado começam a sofrer com as fortes chuvas que caem sobre a região. O inverno ainda está começando, mas já causa grande estrago na rodovia. Desde sábado (27), por conta da chuva, o trecho que liga Moraes de Almeida (Itaituba) à Novo Progresso foi interditado.
Com a força das águas houve deslocamento de um bueiro sobre um córrego e formou uma cratera de aproximadamente 10 metros de profundidade. O trecho está interditado e sem previsão de liberação. Caminhões e carretas que transportam produtos alimentícios e da região sul e sudoeste do Brasil para os municípios da região, estão parados à margem da rodovia e os produtos estão apodrecendo.
Os empresários que residem em Novo Progresso e tem negócios em Moraes de Almeida, Jardim do Ouro e Creporizão reclamam do descaso na manutenção da rodovia. As empresas de ônibus que fazem a linha Novo Progresso, Itaituba e Santarém estão fazendo baldeação. 'É grande o sofrimento das mulheres com crianças que estão tentando chegar ao destino até o ano novo', diz o motorista Antonio Souza.
Antes do bloqueio da rodovia, passageiros e motoristas reclamam que sofriam para passar nos atoleiros. O trecho entre Moraes de Almeida e a Comunidade Aruri está sem condições de trafegabilidade. Os motoristas afirmam que antes de chegar o período de chuva, que normalmente ocorre entre fevereiro e abril, esse trecho estará destruído.
Gervásio Moreira, motorista de uma carreta, alerta, 'quem está com muita pressa resta a alternativa, pagar o jerico (trator agrícola) e passar os atoleiros para ir embora'.
Segundo a metereologia a situação poderá ficar bem mais dramática. Do outro lado, o trabalho de recuperação e manutenção da Rodovia está abandonada. Até a empresa que tinha escritório em Novo Progresso fechou suas portas, sem perspectiva de que outra empresa venha para continuar os trabalhos.
Apesar da extensão da Rodovia, 800km entre Itaituba e Guarantã do Norte, MT, o Dnit (Departamento Nacional de Infra-Estrutura e Transporte) vem executando obras apenas entre Riozinho das Arraias e Novo progresso e no município de Trairão, onde está construindo três pontes de concreto que devem amenizar o problema, haja vista em todo o trecho da BR-163, 95% das pontes são de madeira e não suportam o peso dos caminhões.
Lúcio Freire

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