16 janeiro, 2009

Semdas realiza mais inclusões no Bolsa Família

Foram 49 novas inclusões de famílias que estavam na lista de espera e que vão começar receber o benefício neste mês de janeiro. Por determinação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a Secretaria de Assistência Social de Itaituba mantém um número limite de cadastros no programa Bolsa Família, só podendo aceitar novas inclusões quando famílias que fazem parte do programa são excluídas.
Em Itaituba, as famílias beneficiadas são reconhecidamente de baixa renda. O desemprego e a falta de oportunidades no mercado informal são fatores que contribuem para o acelerado empobrecimento. Na maioria das vezes, a falta de qualificação é um grande impedimento para que essas famílias saiam da linha da pobreza.
Os programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, foram criados para suprir essa demanda, que, muitas vezes, representa o perfil social da maioria das cidades da região. Mas, para serem incluídas, as famílias precisam obedecer ao que exigem os programas. Ter renda mínima, inferior a 120 reais por pessoa, filhos na faixa etária de 0 a 15 anos, e atender aos demais requisitos.
Mas não é apenas uma questão de ser incluída no Programa. As famílias também precisam atender aos chamados da Coordenação do Programa, que estabelece um tipo de monitoramento, para evitar fraudes. Esse recadastramento, em que também estão incluídas a verificação do peso das crianças, da freqüência e de outros fatores, é o que garante a manutenção do programa. De acordo com o portal federativo do governo, oito mil, duzentas e setenta e oito famílias recebem o benefício de transferência de renda.
Ita Tapajônica

Anúncio provido pelo BuscaPé
Baixaki
encontre um programa:
www.g1.com.br