23 novembro, 2006

Merenda escolar dá prêmio nacional a Paragominas e Castanhal

Paragominas e Castanhal foram agraciados, no início da noite de ontem, em Brasília, respectivamente com os prêmios Participação Social e Gestor Eficiente da Merenda Escolar da região Norte, concedidos pela Ação Fome Zero, do governo federal. A solenidade de entrega dos prêmios, que incluiu nove prefeituras do país, contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e empresários que apóiam o projeto. Os prefeitos vencedores se destacaram pela utilização de parte do orçamento municipal para complementar o recurso federal destinado à alimentação escolar, atenção ao valor nutricional das refeições, apoio ao desenvolvimento econômico local ao incentivar produtores familiares, associações e cooperativas, e inovações administrativas, como a valorização de alimentos regionais no cardápio e a implantação de hortas escolares.

O prefeito Hélio Leite, de Castanhal, garantiu merenda de qualidade, na quantidade e regularidade necessárias para o desenvolvimento dos alunos da rede pública de ensino para uma creche, 64 escolas municipais, 16 estaduais e 10 entidades filantrópicas. Das escolas municipais, 39 ficam na zona rural. Das pré-escolas, 13.

A prefeitura de Castanhal, por meio do Programa de Incentivo à Comunidade Agrícola, comprou alimentos regionais, como farinha de tapioca, farinha de mandioca e açaí dos produtores rurais da região. Ovos e verduras foram adquiridos da Associação dos Moradores do Residencial Rouxinol. Há hortas em 15 das escolas, onde são realizadas atividades pedagógicas como semeadura, rega e colheita.

No cardápio, a valorização de hábitos regionais fica por conta da utilização de polpa de frutas regionais como cupuaçu, caju, acerola, manga e goiaba. O CAE (Conselho de Alimentação Escolar) foi atuante e discutiu a licitação para as compras da merenda, em 2005. As merendeiras freqüentaram cursos de alimentação e nutrição, que tiveram manuais, cartilhas sobre a manipulação de alimentos e folhetos informativos como material de apoio.

Já o município de Paragominas, administrado pelo prefeito Adnan Demachki, já havia conquistado, nos últimos dois anos, o prêmio que ontem Castanhal recebeu. O prêmio Participação Social é de caráter nacional e teve como mote principal o estímulo à mobilização civil, a disseminação de boas práticas na gestão dos recursos públicos da alimentação escolar e a capacitação técnica dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAEs).

Paragominas forneceu merenda para 83 escolas municipais e para uma estadual. Na zona rural estão localizadas 56 destas escolas e uma pré-escola.

Anúncio provido pelo BuscaPé
Baixaki
encontre um programa:
www.g1.com.br