29 novembro, 2006

Museu Aracy Paraguaçu vai resgatar história de Itaituba

O projeto de criação do Museu Aracy Paraguaçu é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Itaituba, no oeste do estado, através da Diretoria de Cultura em parceria com o CPADC e Associação dos Filhos de Itaituba. Provisoriamente, o museu já está aberto à visitação pública no prédio da antiga Secretaria Municipal de Educação. O museu, que é uma instituição cultural destinada a recolher, classificar, conservar e expor objetos, obras ou documentos de interesse artístico e histórico, em Itaituba já conta com um acervo considerável que está sendo montado paulatinamente graças a doações.
Da pequena ilha do Itapacu, localizada no rio Tapajós e de apenas 1.500 (mil e quinhentos) metros, vieram artefatos, fósseis e peças indígenas. Do rio Jamaxin, foram resgatadas peças em cerâmica, como motivos munduku, peças que vêm despertando a curiosidade da comunidade estudantil. Mas, além do acervo indígena, o museu Aracy Paraguaçu apresenta também relíquias históricas, como por exemplo, uma edição manuscrita de A Urtiga, data de 1.919, o primeiro jornal impresso de Itaituba, como também a primeira bandeira oficial de Itaituba nas cores vermelho e branco, do ano de 1948, época em que Julião Galúcio tinha o posto de intendente, ou seja, chefe administrativo e político do município de Itaituba. Outra raridade é a primeira edição de 1913 do livro intitulado O Rio Tapajós, escrito por Raimundo Pereira Brasil, que também foi intendente.
O livro é um passeio histórico ilustrado, onde o autor registra com uma riqueza de detalhes os rios e igarapés da região, bem como os hábitos da comunidade ribeirinha e dos índios munduruku. Parodiando Guimarães Rosa, Raimundo Pereira Brasil escreveu ainda Os Sertões do Rio Tapajós, em 1948. Trata-se também de um livro narrativo sobre a história de Itaituba, onde se destaca que o importante e bonito do mundo é justamente o fato de as pessoas não serem sempre iguais, em constante processo de mudança, como diria Riobaldo, personagem de Guimarães Rosa.
Para a diretora de cultura, Regina Lucirene, o Museu Aracy Paraguaçu estará contribuindo com o desenvolvimento de Itaituba na medida em que resgata a sua história. 'Um povo se desenvolve, enquanto cidadão, construindo e reconstruindo sua história, a partir das referências culturais que o identificam com o meio cultural', Diz a Diretora. Ela acrescenta ainda que 'na verdade com esta iniciativa, estamos propiciando à sociedade itaitubense o acesso à história de sua terra natal'. Em breve o museu passará a funcionar de forma definitiva no prédio da antiga Prefeitura.
Fonte: O Liberal

Anúncio provido pelo BuscaPé
Baixaki
encontre um programa:
www.g1.com.br