22 fevereiro, 2007

Cristoval reuniu mais 50 mil em Santarém

A Igreja Cató­lica em Santarém, no oeste paraense, encerrou ontem à noite, no está­dio Barbalhão, a 13ª edição do maior retiro espiritual de carnaval da região norte do país, o Cristoval 2007. Um pú­blico rotativo de mais de 50 mil pessoas compareceu ao Está­dio Barbalhão para louvar e agradecer a Deus durante quatro dias de pregações de muita animação.
O retiro espiritual começou a ser realizado na dé­cada de 70 por alunos do Colé­gio Dom Amando, que durante o período carnavalesco faziam vigí­lias na Igreja de São Sebastião pedindo proteção para os jovens que participavam do carnaval de rua. Nos anos seguintes, o nú­mero de pessoas cresceu e tomou proporções cada vez maiores. Em 1980, o retiro foi deslocado para Emaús, um centro destinado para retiros espirituais da Igreja Cató­lica, que por sua vez, não conseguiu suportar a demanda de fiéis que queriam participar do encontro que novamente teve mudar de local. Em seguida, o retiro voltou para a cidade, sendo realizado nos Colé­gios Dom Amando, São Raimundo Nonato e Santa Clara.
Em 1994, em virtude do encontro se tornar um dos maiores da região, a Renovação Carismá­tica Cató­lica (RCC) teve que abrir os portões do Está­dio Barbalhão para comportar todos que quisessem participar do acontecimento religioso. Inú­meras pessoas participaram e prestigiaram o evento.
Segundo um dos coordenadores do Cristoval 2007, Everaldo Cordeiro, o evento foi marcado por muito louvor e adoração, uma vez que a RCC está comemorando aniversá­rio. 'O Cristoval desse ano foi marcado por muita alegria, haja vista que a RCC considerada a dimensão pentecostal da Igreja Cató­lica comemora os seus 40 anos de existência no mundo. Em virtude disso, o Conselho Nacional da Renovação, programou em comemoração ao aniversá­rio, a festa das tendas, que está sendo realizada em todo o Brasil, culminando com o período do Cristoval, que por sua vez aderiu ao tema nacional, retirado do evangelho de João, capitulo 07 na qual expressa a seguinte mensagem, 'Se alguém tiver sede venha a mim e beba'', explica Everaldo.
Todos os anos centenas de fiéis participam das equipes de apoio. Aproximadamente 800 pessoas entre Jovens, crianças, adultos e idosos fazem parte das 17 equipes divididas em liturgia, coreografia, lazer, limpeza, acolhimento e outras que há meses iniciaram o processo de preparação técnica e espiritual de seus componentes. 'Os nossos voluntá­rios receberam aulas técnicas de acordo com a área de atuação, seguidos de muita oração para que o encontro fosse um sucesso', explica o coordenador.
De acordo com Everaldo, as atrações para deste ano foram especiais. 'Digo sempre, que a principal atração do nosso encontro é o Senhor. No entanto, tivemos as participações especiais que este ano foram a Pregadora Marizete Nascimento Nunes, de Goiâ­nia e a Cantora revelação do Axé Music Cató­lico, Jack Góes', ressalta.
Para a estudante Camila Vasconcelos, o Cristoval representa uma alternativa para quem não gosta de 'pular' carnaval na avenida. 'Antes, a única opção que o jovem tinha era o tradicional carnaval, mas hoje, quem não gosta pode participar do Cristoval, louvando a Cristo'.
Fonte: O Liberal

Anúncio provido pelo BuscaPé
Baixaki
encontre um programa:
www.g1.com.br