Criação da UniOeste ainda está em tramitação
Por Mauro Torres
.
Está em fase de aprovação o projeto de criação da Universidade do Oeste do Pará (UniOeste). O projeto é de autoria do senador Flexa Ribeiro, e é reforçado por representantes das universidades públicas com núcleos em Santarém.
Pelo menos 18 cidades da região oeste do estado ainda sentem a falta de, pelo menos, um núcleo da universidade federal. A ausência desse recurso de formação acadêmica força milhares de alunos a encerrarem os estudos com o final do 3º ano do ensino médio. Quando esses estudantes chegam à possibilidade de enfrentar um exame vestibular, precisam passar por um processo de reciclagem, o que demanda custos, na maioria das vezes, foram do orçamento das famílias. É o que impede a entrada na universidade. E foi também o que motivou a criação de um projeto que tem por objetivo a criação de uma universidade federal na região oeste do estado. A UniOeste, como deverá ser chamada a representação federal, deverá ser sediada em Santarém, com núcleos espalhados pela maioria dos municípios da região, com prioridade para os mais distantes, como Jacareacanga, trairão e novo progresso.
O projeto é de autoria do senador Flexa Ribeiro, do PSDB. Segundo ele, para chegar a essa realidade, foi necessário um pequeno levantamento da situação do oeste paraense quanto à formação do estudante em nível de terceiro grau. O resultado foi surpreendente. A maior parte dos estudantes universitários é de outros estados ou de outras cidades paraenses. Enquanto a maioria dos estudantes da região está fora da faculdade. O senador comenta, ainda, que o advento da Universidade Federal do Oeste do Pará já é parte da estrutura que a região precisa para a futura emancipação.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home