10 julho, 2007

Finalmente Governo Entrega Hospitais Regionais


Os Hospitais Regionais de Redenção, Altamira e Santarém começam a atender a mais de 2 milhões de pessoas a partir de hoje. Apesar de inaugurados em dezembro de 2006, pela administração anterior, os três hospitais não estavam em condições de prestar os serviços à população e, por isso, permaneceram fechados. Pela primeira vez na história, hospitais foram inaugurados e fechados no mesmo dia. O atual governo recebeu os hospitais sem funcionar e fez investimentos em equipamentos, medicamentos, contratação de serviços e de pessoal devidamente treinado, deixando-os aptos ao atendimento de qualidade esperado pelos usuários nas regiões da Transamazônica, Sul e Oeste do Pará.
Dos três, apenas o Regional de Santarém funcionará de forma diferenciada, em função de problemas que foram encontrados pela Sespa. O primeiro deles é que a OS - Organização Social - foi contratada num processo de licitação irregular na administração passada. O resultado foi a nulidade do contrato pela Sespa. O outro é que o estabelecimento de saúde apresentava problemas de oscilação de energia elétrica e de água imprópria para os seus serviços.
Para resolver o problema da energia elétrica, foram adquiridos vários equipamentos de no-break, foi modificado o sistema de recepção no hospital e o sistema do gerador de emergência para atuar mais rapidamente em caso de queda ou oscilação do serviço. No caso da água, foram realizados testes de qualidade, tanto da rede pública como do poço artesiano, bem como uma limpeza geral em todo o sistema dentro das instalações.
O secretário de Estado de Saúde, Halmélio Sobral Neto, ressaltou que "o hospital não poderia realizar cirurgias, nem atender o serviço de hemodiálise, caso o fornecimento de água continuasse nas antigas condições". Ele salientou que "foram tomadas todas as providências para deixar os três hospitais em condições de atender a população de nosso Estado".Para ele, a saúde pública no Pará entra numa nova fase nas três regiões do Estado, nas quais serão entregues os hospitais, com serviços de média e alta complexidade, "para uma população que, até ontem, quando precisava de um serviço desse tipo, tinha que se deslocar até Belém ou a outro centro para receber o tratamento. O atendimento de qualidade e com responsabilidade está mais perto do cidadão".
Agência Pará

Anúncio provido pelo BuscaPé
Baixaki
encontre um programa:
www.g1.com.br