16 agosto, 2007

Roselito Soares determina doação de 300 lotes para sem-tetos

Fazendo frente ao desafio de implementar uma política habitacional viável, o prefeito Roselito Soares vem executando seu Projeto Habitacional com o primeiro passo sendo feito com o cadastramento dos interessados no Centro de Referência da Assistência Social-CRAS. A área que está sendo disponibilizada para as pessoas que de fato e de direito não têm moradia é a Fazenda Modelo que recentemente foi invadida por centenas de pessoas.
O prefeito Roselito Soares já determinou a doação de trezentos lotes para as pessoas que estão se submetendo ao cadastro realizado pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social, sendo a mesma integrada por assistentes sociais, psicólogos e pedagogos. Essa equipe vem realizando diariamente visitas domiciliares para in loco comprovar se a pessoa cadastrada no CRAS realmente corresponde às informações repassadas.
No critério de avaliação que está sendo feito, o candidato será enquadrado na doação dos lotes desde que cumpra as seguintes exigências: situação de vulnerabilidade social, abaixo da linha de pobreza, não possua bens patrimoniais, família cadastrada no Cadastro Único do Bolsa Família do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome. Além disso, o candidato tem que ter cinco anos de residência no município, sendo o critério de desempates feito na quantidade de filhos.
De acordo com o serviço social, as famílias que não se enquadrarem nos critérios acima relacionados ainda terão mais uma alternativa: elas poderão optar pelo projeto da casa própria vinculado a Caixa Econômica Federal em parceria com a PMI, sendo disponibilizada também trezentas casas aos interessados, casas essas que serão construídas na área da Fazenda Modelo. Não foi estabelecido limite de cadastro, entretanto todos que o fizeram terão as informações checadas no mesmo dia pela equipe técnica que irá comprovar se o cadastrado está enquadrado nas exigências para se habilitar à doação do lotes.
Invasão virou negócio para algumas pessoas. A equipe técnica da Semteps em vistoria feita nas áreas de invasões, constatou que embora muita gente de fato seja pobre e necessitada em ter uma casa própria, uma grande parcela ao longo dos anos pegou carona nesse tipo de invasão para promover o comércio ilícito de terrenos, e que essas pessoas são as que de fato não estão gostando da ação legal que vem sendo feita pelo município. Pela triagem que está sendo realizada, serão beneficiadas apenas as pessoas que de fato são considerados carentes.
Quanto aos 300 lotes que serão doados pela prefeitura na área da Fazenda Modelo, os mesmos já estão passando por uma grande limpeza e à medida que as casas forem sendo construídas pelos próprios moradores, o município irá dando a infra-estrutura devida no local para proporcionar um padrão de qualidade de vida às pessoas que passarão de fato a serem incluídas num projeto social assistido sem que sejam identificados como invasores, mas sim moradores.
Para o prefeito Roselito Soares disse que essa ação é de fundamental importância para Itaituba, reflexo do crescimento populacional, mas que se sente preparado para enfrentar esse desafio, ou seja, proporcionar casa própria a quem realmente precisa.

CCS

Anúncio provido pelo BuscaPé
Baixaki
encontre um programa:
www.g1.com.br