31 janeiro, 2008

Província do TapaJós - Língua Ferina

Determinação

Neste país, até o óbvio tem que virar objeto de algum tipo de coerção. Aqui vai mais um exemplo, em ótima hora. O corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro César Asfor Rocha, determinou que os juízes residam na sede das comarcas a que estejam vinculados. Por enquanto o controle será virtual, com os dados de todas as secretarias e serventias judiciais de primeiro grau e o acompanhamento, em tempo real, da produtividade de todos os magistrados. Espera-se, para já, que igual medida seja estendida aos promotores de Justiça, especialistas no desdobro de seus expedientes pelo interior. Quem sabe assim a vida lhes parecerá, digamos, mais real. (Fonte: 5ª Emenda). Em Itaituba alguns advogados gostaram da determinação do Corregedor do CNJ, pois somente assim a titular da Justiça do Trabalho vai morar em Itaituba. Diga-se de passagem, até o momento somente o Dr. Arnaldo Albuquerque, titular do Fórum de Itaituba mora na sede da Comarca.

Cabeça na bandeja

O repórter Lúcio Freire foi comunicado por um dos integrantes do Serviço de Inteligência da PM que "um grupo de pessoas de Itaituba" querem a sua cabeça numa bandeja. Lúcio Freire apenas respondeu que "ainda bem que vocês sabem quem é". Essa é uma das tentativas de inibir o trabalho do repórter que vem divulgando de maneira séria o que ocorre em Itaituba e região.

Denuncia I

Um homem ligou para a redação deste periódico comunicando que um pessoal tem um projeto de manejo em frente sua área de terra no município de Jacareacanga, mas estão tirando madeira em sua área. Ele afirma que não sabe quantas toras já retiraram, "mas foi muita madeira". A denuncia chegou ao IBAMA e SEMA, que demoram em checar a denuncia. Foram apenas checar a madeira que estava nas carretas na rodovia Transamazônica que nada tem a ver com a madeira retirada da terra do cidadão. O diretor do IBAMA em Itaituba, que aguarda uma equipe da SEMA para ver "in loco" a situação.

Denuncia II

Um grupo de garimpeiros tradicionais denunciou que um cidadão de Itaituba, deu uma de corretor de imóveis e vendeu algumas áreas garimpeiras para mineradores do Canadá. As empresas estão sendo instaladas e os (supostos) proprietários estão expulsando os garimpeiros que viviam no local há mais de 10 anos. E segundo uma vítima, "eles não querem entrar num acordo". Aqueles que resistem em permanecer nas áreas estão sendo proibidos de levar mantimentos para seus barracos. Isso ainda vai virar noticia a nível internacional, estamos acompanhando o caso e brevemente teremos novidade.

Quando vai agir?

Quando é que o Ministério Público vai entrar em ação para acabar com a provocação desses filhinhos de papai que acham que os ouvidos dos cidadãos de bem de Itaituba é pinico? Pelo amor de Deus, essa molecada não respeita mesmo. Se não houver punição severa esses mal educados não vão tomar vergonha. Infelizmente a sociedade itaitubense teme denunciar.

Clima de euforia

Informações dos bastidores do PMDB itaitubense, depois que "Hugo Chaves" conseguiu derrubar "Rose" do DISEI Tapajós e garantir o espaço do ex-prefeito Benigno Reges e os seus aliados, o clima era de euforia no grupo. Mal sabem que perseguindo não se conquista um povo, principalmente os índios, que por isso estão em pé de guerra.

Com medo

Depois do episódio envolvendo "Rose, Valmir e os índios" alguns aliados de Valmir Climaco confessam que estão com medo, porque se o homem chegar a prefeitura de Itaituba, como ele pretende, o que será de seus adversários políticos; ou daqueles que o ousam dizer a verdade hoje? Para alguns esse tempo de perseguição já havia passado.

É oposição? Elimina.

Valmir Climaco não gostou do comentário de Welinton Lima TV Tapajoara e na edição anterior deste periódico. E na tentativa de prejudicar o jornalista ele ligou para Dona Maria Freire, (mentindo) dizendo que Welinton falou mal do ex-prefeito Wirland Freire. A mentira provocou um constrangimento para o competente Welinton, ele então chamou Wilmar Freire, disse a verdade e disparou: "Se o meu trabalho está prejudicando teu relacionamento com Valmir, eu saio da televisão". Resta saber até quando Valmir vai atazanar Wilmar e Dona Maria, para dar as contas do amigo Welinton. Mas siga em frente amigo, você é profissional tem muita gente querendo você.

Cadê a prestação de contas?

A Coordenadora do SINTEPP em Itaituba, professora Antonia Sueli vivia exigindo transparência da Secretaria de Educação Municipal no que se refere aos recursos do FUNDEB, mas está sendo acusada de não prestar contas do dinheiro que a prefeitura repassa, referente à contribuição sindical, que é de cerca de R$. 11 mil reais mensais.

Bye, bye Wilmar.

A queda de braço Rose e Valmir, provou que Wilmar realmente perdeu força no PMDB, aliás, nem ele e nem os membros da executiva ligados ao ex-prefeito Wirland Freire. Quando Peninha veio para o grupo, Wilmar e seus aliados reagiram, mas Valmir venceu; agora Wilmar dizia que Rose se manteria no cargo, inclusive assinou um documento garantindo sua permanência e novamente Valmir de forma unilateral saiu vitorioso. Será que foi por isso que Wilmar procurou o prefeito Roselito Soares? Tomara que haja consenso, porque alguns aliados de Valmir andam dizendo que o maior adversário político de Valmir é o próprio Vilmar. Não se surpreenda se um dia desses ouvir que Valmir vai dizer "Bye, Bye Wilmar"

Valmir Admite

O pré-candidato a prefeito de Itaituba, Valmir Climaco finalmente admitiu que ele pediu a exoneração de "Rose" para colocar Ângela Reges, admitindo que isso é devido ao acordo político com o PMN visando a eleição municipal em 2008.

PMDB dividido

Valmir deixou claro em sua entrevista que o PMDB está realmente dividido, um grupo queria "Rose" no cargo (neste caso o grupo do Wilmar) e outro grupo não queria (grupo do Valmir) na queda de braço, o grupo de Wilmar mais uma vez saiu perdendo. Porque quando Valmir decidiu se aliar à Peninha, o grupo de Wilmar fez um maior "auê", mas acabaram levando o pior, Valmir manteve Peninha; agora novamente Wilmar é derrotado, ele jurava que é amigo de Rose, queria Rose no cargo, mas Valmir venceu. Isso porque dizem que Wilmar tem mais moral com Jader do que Valmir.

Índios divididos

Valmir Climaco em sua entrevista a Rede TV disse que até os índios estão divididos em relação a permanência do Rose no cargo. Politicamente está correto, os vereadores ligados a Valmir realmente não querem Rose, tanto é que na manhã desta quinta-feira, (31) na TV Eldorado, os índios Hans e Isaías,foram vistos dando entrevista no escritório de Valmir Climaco, prova evidente de que os índios contam com a influência de Valmir nessa briga.

Dupla derrota

Os vereadores Hans e Isaías, que estão prestes a deixar o cargo por infidelidade partidária, saíram do PSC e se filiaram no PMDB de Eduardo Azevedo; agora além de serem prejudicados com a decisão judicial, poderão sofrer nas urnas por se posicionarem a favor da cúpula do PMDB ao invés de ficar do lado de seus patrícios.

Essa não te pertence mais?

Em suas declarações arrogantes, Valmir chegou a dizer que entrou no DISEI Tapajós para entrevistar os índios, somente os meios de comunicação ligados ao prefeito Roselito Soares, mas as imagens mostram que o primeiro a entrar na sede do DISEI Tapajós foi o cinegrafista da Liberal. Será que Valmir confirma os boatos de que a Liberal em Itaituba não pertence mais ao Grupo Valmir Climaco? Realmente parece.
Província do Tapajós

Anúncio provido pelo BuscaPé
Baixaki
encontre um programa:
www.g1.com.br