30 abril, 2008

Governador em exercício inaugura mini-usina hidrelétrica em Santarém

O governador em exercício, Odair Corrêa inaugurou, na localidade de Cícero Mendes, em Santarém, no Projeto de Assentamento Corta Corda, a 68 quilômetros da sede municipal, uma mini-usina hidrelétrica, para atender aproximadamente 1.500 pessoas. Odair Corrêa responderá pelo governo do Estado até o próximo dia (04) domingo, quando a titular, Ana Júlia Carepa, retornará de viagem ao exterior (Inglaterra e França), onde assinará importantes acordos.
'Essa mini-usina é uma dádiva para as comunidades afastadas dos grandes e médios centros, e que ainda vivem privadas dos confortos modernos. É movida pelas melhores turbinas elétricas do mundo, e que são fabricadas aqui, em Santarém, por caboclos autodidatas. Eles passaram mais de 10 anos pesquisando até encontrar a fórmula certa de fazer o artefato. Por isso, estou duplamente feliz:
primeiro, por ser também um caboclo, nativo de Santarém, que assume o governo, em conseqüência da viagem da nossa querida governadora ao exterior; depois, por estar vivenciando aqui, no Corta Corda, um momento histórico, que representa a possibilidade desenvolvimento social e econômico para tanta gente', disse o governador em exercício, lembrando que uma das bandeiras do governo liderado por Ana Júlia Carepa, é, justamente, fazer a inversão de prioridades, para que as populações historicamente negligenciadas por governos passados, possam ter melhores condições de vida.
A obra foi realizada por meio de convênio entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), e os governos federal e estadual, e a prefeitura de Santarém. A execução foi coordenada pelo secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, José Osmando Figueiredo.
O convênio assinado pela prefeitura com o Incra representa um repasse de mais de R$ 2,8 milhões para a construção de seis micro-usinas em comunidades localizadas nos assentamentos Corta Corda, Moju I e Moju II. É a quinta unidade instalada e inaugurada. As outras ficam nas comunidades de Fortaleza, Sombra Santa, Bom Jesus, São João e Santo Antônio, todas no Projeto de Assentamento Moju I e Moju II.
O projeto prevê a implantação de mais uma mini-usina, que será em São Francisco da Água Azul.O superintendente Regional do Incra, Luciano Brunety, explicou que o acordo foi possível, porque o órgão está buscando ajudar o governo federal em várias situações que normalmente não estariam entre as suas atribuições. 'Onde o 'Programa Luz para Todos' tem dificuldade de chegar, nós vamos à frente e fazemos parcerias com o Estado e com o município. Assim, temos atuado em áreas como a Educação, Cultura e Extensão Rural. O Incra é muito cobrado, tem muito dinheiro, mas tem muita demanda', disse.
Agência Pará

Anúncio provido pelo BuscaPé
Baixaki
encontre um programa:
www.g1.com.br