18 julho, 2008

Seduc vai convocar concursados

A Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) deve convocar, já na próxima semana, 3.253 professores de dois concursos públicos. Até o final do ano a expectativa é da convocação de mais 13.198 profissionais, totalizando 16. 451 trabalhadores na educação. É o maior concurso para servidores do Estado já realizado.
A Seduc está se preparando para proceder a primeira convocação do concurso C -125, realizado em abril deste ano, que possibilitou a abertura de 9.496 vagas para professores AD-4 e Técnicos em Educação, ambos profissionais de nível superior. Serão três mil novos professores para todas as disciplinas. Pelo menos 70% dos docentes atuarão no interior do Estado, onde a demanda é maior, explica o coordenador da lotação da Seduc, Teodomiro Sanches.
Segundo Sanches, essa também será a quarta chamada do concurso C-105, realizado em novembro de 2006, no qual mais 253 professores ingressarão na rede estadual de ensino, nas escolas do interior. O período para convocações do concurso C-105 encerra em outubro deste ano. A Secretaria não descarta a possibilidade de novas nomeações, já que a idéia é esgotar todas as vagas existentes nas localidades onde o concurso foi ofertado.
Para agilizar o atendimento dos novos servidores, a Seduc optou pela ordem de classificação. “Esse foi o critério para a chamada dos novos profissionais”, destaca Teodomiro. Ele informa ainda que, os novos professores serão chamados pela Secretaria de Estado de Administração (Sead), que deve enviar uma correspondência para cada concursado informando a data para a apresentação na Seduc. Além disso, a convocação será divulgada nos meios de comunicação. Após a chamada, uma equipe atenderá 150 professores por dia, na sede da Seduc. O docente sairá do prédio da Seduc já como servidor público do Estado e com conta corrente aberta. Cada profissional receberá sua lotação e, em um posto do Banpará, com 12 atendentes abrirá a conta corrente do novo servidor.
Para o mês de agosto, está prevista a convocação de 528 técnicos em gestão pública e infra-estrutura, aprovados no concurso C -126. Também em agosto, técnicos em educação (nível superior) do C -125 devem ser chamados. A homologação está prevista para o final de julho ou início de agosto com chamada imediata de 4.290 profissionais. Em setembro, todos os 5.921 aprovados no concurso C -130, devem ser nomeados para assumir suas vagas. A segunda chamada do C-125 está prevista para o dia 1º de dezembro, quando 2.206 serão convocados.
Novos concursos - Uma antiga luta dos professores de ensino religioso está com os dias contados. A Seduc já iniciou estudos e deve ser realizado, ainda este ano, o concurso público que abre 423 vagas para professores de ensino religioso. A secretaria também vai abrir 311 vagas para professores de Educação Especial. As 274 vagas ofertadas nas disciplinas de Arte, Química, e Física nos municípios e que não foram preenchidas, também serão ofertadas em um novo concurso para o interior do Estado.

Anúncio provido pelo BuscaPé
Baixaki
encontre um programa:
www.g1.com.br