27 outubro, 2008

Belém reelege Duciomar

O candidato à reeleição Duciomar Costa (PTB) venceu as eleições para prefeito de Belém. O anúncio da vitória foi feito pela juíza eleitoral Eva do Amaral, coordenadora dos trabalhos nos 11 cartórios eleitorais da capital paraense, por volta das 19h, quando 95% dos votos já estavam totalizados. No entanto, o resultado final só foi conhecido exatamente às 19h43. O primeiro colocado conseguiu 436.693 votos, isto é, 59,6% dos votos válidos; e o segundo colocado, José Priante (PMDB), 295.997 votos, ou seja, 40,4% do total apurado. A diferença é de 140.696 votos ou 19,2%. Depois de um primeiro turno conturbado por problemas nas urnas eletrônicas, o segundo turno superou as expectativas da Justiça Eleitoral no Pará, que conseguiu fazer a apuração mais rápida de todos os tempos no Estado.
De 8 horas às 17 horas, 732.690 pessoas foram às 2.246 seções eleitorais espalhadas na capital e nos distritos execer seu direito ao voto. Um comparecimento de 80,35%, isto é, uma abstenção de 19,65%. O procurador regional eleitoral Ubiratan Cazetta avaliou como 'normal' o percentual que aponta ausência dos eleitores. Segundo ele, 'está dentro da média histórica da cidade'. 'Já houve eleições que esse percentual chegou a 22%', comentou o representante do Ministério Público Eleitoral (MPE). No segundo turno, exatos 12.526 eleitores votaram em branco, portanto, 1,62% do total, e 27.167 ou 3,52% optaram por anular sua escolha.
Eva do Amaral ressaltou, em coletiva à imprensa, que foi a primeira vez que o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA) conseguiu concluir a apuração em uma hora e meia. 'Mostramos uma apuração ágil, um trabalho que queríamos mostrar no primeiro turno, mas não conseguimos devido a todos os percalços', assinalou a magistrada. A equipe técnica do Tribunal informou que é intenção adquirir novas urnas para as eleições 2010, uma vez que as usadas no pleito de ontem são oriundas de outros Estados. Ubiratan Cazetta confirmou que as máquinas fabricadas em 1998, as que deram pane nas eleições do primeiro turno, serão, de fato, 'aposentadas' pela Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O segundo turno transcorreu tranquilamente, com problemas em apenas 13 seções eleitorais, o que foi sanado com a substituição por outros urnas eletrônicas de contingência. Em relação às denúncias durante todo o dia do pleito, o MPE não confirmou nenhuma compra de voto, apesar das chamadas. Houve apreensão de um carro-som fazendo propaganda eleitoral e algumas pessoas promovendo boca-de-urna. Porém, sem nenhuma prisão ou ocorrências mais graves.
O Liberal

Anúncio provido pelo BuscaPé
Baixaki
encontre um programa:
www.g1.com.br