24 outubro, 2008

Deu no Repórter70

CONCURSO - PM
O Estado promete abrir concurso público para admissão de 1,5 mil novos soldados. A Polícia Militar conta atualmente com 12 mil homens, mas precisaria, segundo dados do governo, de 19 mil, defasagem que se atribui aos cerca de dez anos sem concurso público no setor. Segundo o comando da PM, a população do Estado cresceu 30% nesse período, enquanto o efetivo da PM foi reduzido em 15%. Hoje, o Pará já tem mais 1,3 mil novos soldados aprovados em concurso neste governo e que cumprem estágio supervisionado em vários municípios.
MANDIOCA - Produção

O Pará abriga a primeira indústria de produção de fécula de mandioca do Norte. O Estado é o maior produtor do País. No ranking mundial, o Brasil é o segundo, depois a Nigéria. A produção paraense é de 5,2 milhões de toneladas/ano, com uma produção familiar de 95% desse volume. Inaugurada no domingo passado, em Moju, a Fécula da Amazônia tem capacidade de produzir 50 toneladas de polvilho/dia, a partir da plantação de 2 mil hectares de mandioca, e gerará 150 empregos diretos e indiretos.

Indústria
Antes destinada apenas à produção artesanal de farinha, a mandioca passou a ter nova e industrializada cadeia produtiva, incentivada por benefício fiscal do governo do Estado. A fécula é usada na fabricação de pães, biscoitos, bolos, tortas, cremes, confeitos, salsichas, mortadela e massas alimentícias. A produção da fecularia de Moju já tem destino traçado: 10% serão consumidos no Pará, 70% vendidos a outros estados e 20% para o exterior.

MINERAÇÃO - Negócios
A crise internacional não pára a indústria de mineração na Amazônia. A produção mineral por aqui vai dobrar e alcançar, segundo os especialistas, US$ 14,2 bilhões de dólares anuais até 2011. Isso juntando extração e transformação de minérios. Este é o cenário que ajudou a trazer pela primeira vez para a região o I Congresso de Mineração e a Exposição Internacional da Mineração da Amazônia, de 10 a 13 de novembro no Hangar, em Belém.

Anúncio provido pelo BuscaPé
Baixaki
encontre um programa:
www.g1.com.br