26 novembro, 2008

Saiba a opinião dos candidatos a reitor da UFPA sobre a criação da UFOPA


Carlos Maneschy - Ela é muito importante. Tenho defendido que o Pará é muito grande e nós precisamos ter mais do que uma universidade federal. A UFOPA vem responder a anseios antigos da população do oeste do Pará e acho que, separada da UFPA, ela pode ter condições melhores de ganhar seu espaço próprio, na medida inclusive em que já nasce com uma ampliação muito maior do que a que poderia ter se mantida dentro da estrutura da UFPA. Ela vai começar, até por determinação do governo federal, com muito mais novos cursos, cursos de mestrado e doutorado. Isso mostra que, sem a instituição dessa nova universidade, não se poderia atingir esses patamares de qualificação. E defendo também a implantação da universidade do sul do Pará
Ana Tancredi - Em 1988 fui patrono da primeira turma de Pedagogia da UFPA em Santarém. No meu discurso já anunciei a necessidade de se criar uma universidade com sede em Santarém. Vinte anos depois vejo que esse sonho está se concretizando. Para mim, filha de Juruti e tendo estudado em Alenquer e Santarém, é motivo de muita satisfação. E se formos eleita daremos todo o apoio para que ela possa se constituir autônoma, democrática e com condições de formar com qualidade os profissionais e desenvolver as pesquisas que a sociedade da região está demandando.
Regina Feio - A UFOPA foi criada a partir do esforço e empenho desta administração. A proposta do presidente Lula em criar uma nova universidade no Norte do Brasil não garantiria que esta instituição seria no Pará. Graças ao empenho do professor Alex [Fiúza] e de sua equipe, esta universidade nasce em nosso estado e esse projeto foi totalmente realizado na UFPA. Mesmo após sua criação, a UFOPA ainda será tutorada pela Universidade Federal do Pará. É nosso compromisso: criar, implantar, executar, até que a UFOPA possa caminhar sozinha. A implantação de uma universidade é muito diferente da implantação de qualquer outra instituição, porque além de todo conhecimento administrativo, há de se ter o conhecimento acadêmico, o pedagógico. É um processo complexo e por isso a UFPA tem um compromisso com a criação, implantação e continuação da UFOPA.
Jeso Carneiro

Anúncio provido pelo BuscaPé
Baixaki
encontre um programa:
www.g1.com.br