08 dezembro, 2006

Comunidades aprovam projetos da SERABI

As comunidades em torno da Mina do Palito, sede industrial da empresa SERABI Mineração estiveram reunidos nesta quita-feira pela manhã juntamente com representantes da SECTAM e TERRA Meio Ambiente, para conhecer, discutir e aprovar os projetos e prováveis impactos ambientais e as medidas mitigadoras que vão ser adotadas no projeto de exploração de Ouro de empresa.
Luiz Pinto de Oliveira, secretário adjunto da Secretaria da Ciência Tecnologia e Meio Ambiente, apresentou os critérios para a discussão da audiência pública, posteriormente Sérgio Aquino, geólogo e Diretor da empresa, apresentou o projeto que em seguida foi detalhado por Tony Costa, geólogo da empresa Terra Meio Ambiente, que falou sobre o impacto ambiental do projeto em todos os sentidos. Depois da apresentação do projeto as comunidades tiveram a oportunidade de fazer perguntas sobre o projeto e suas conseqüências no meio ambiente.
Cerca de 1000 pessoas estiveram presentes na audiência pública, na comunidade Jardim do Ouro. Participantes de Itaituba, Moraes de Almeida, Jardim Ouro, Novo Progresso e de alguns garimpos em torno da Mina do Palito estiveram presentes e fizeram várias perguntas para o diretor da SERABI.
Luiz Pinto Secretário Adjunto da SECTAMO projeto da SERABI mineração, em síntese, é o processamento de minério de 400 toneladas dia, aumentar para 700 toneladas dia, um projeto que pretende investir 9 milhões de reais. Para isso a empresa está adquirindo novos equipamentos, e contratar novos funcionários.
Segundo Sérgio Aquino o maior investimento será em segurança e equipamento. Por exemplo, a empresa já adquiriu uma máquina (Carregadeira) além de funcionar com um piloto, funciona com controle remoto, o objetivo é evitar acidentes. "Se o local é de alto risco na mina, o piloto da máquina, faz o mesmo trabalho e se porventura houver uma queda de barreira, o dano será material. Nosso objetivo é preservar a vida". Disse Sérgio Aquino.
A população interessada participou ativamente das discussões e no final aprovaram os projetos.
Dr. Sérgio Aquino, disse que estava satisfeito com a atitude dos comunitários, até porque, eles serão os maiores beneficiados. "A Serabi tem contribuído e muito, de todas as formas para as comunidades em torno da Mina e naturalmente que esse povo tem grande interesse em projetos que venham beneficiá-los".
Joel Brandão-Diretor da SERABI PalitoNesta sexta-feira, pela manhã a audiência publica foi realizada na Câmara Municipal de Itaituba, com presença de um grande público e os vereadores, principalmente aqueles que tem feito algumas declarações contra a SERABI, nem compareceram na audiência, prova clara e evidente que estão pouco preocupado com o meio ambiente. A preocupação mesmo é com crescimento da popularidade de alguns funcionários da empresa. Felizmente a audiência transcorreu normalmente, o público fez algumas indagações, no final aplaudiu a iniciativa da empresa.
Fonte: Lúcio Freire - A Província - Agência de Notícias

Anúncio provido pelo BuscaPé
Baixaki
encontre um programa:
www.g1.com.br