11 dezembro, 2006

Itaitubense da Gema e do Coração homenageiam o município

Para celebrar os 150 anos de fundação do município, o grupo denominado "Itaitubenses da Gema e do Coração" realizou uma pesquisa com o objetivo de promover um resgate da história de Itaituba, resgate este que passa pela economia e cultura de um povo que acolheu de braços abertos, centenas de migrantes oriundos de várias regiões do país e do mundo, à começar pelo ciclo da borracha, na década de 1940, passando pelo ciclo do ouro e até agora. Muitos permaneceram vivenciando as transformações da comunidade.
Reverenciando o presente, sem, no entanto esquecer o passado, um museu ainda escondido, povoado de galerias, revela as histórias tapajônicas e a cultura do itaitubense que se sobrepõe, expressando o perfil definido desta velha senhora de 150 anos de Idade que hoje está rejuvenescida com tantas homenagens.
"Itaituba é ita que quer dizer pedra, e simboliza resistência; tem a leveza dos Mundurukus em sua romaria de passos lentos e histórias que dona Aracy Paraguaçu não conta mais" disse Tomázia Oliveira, acrescentando convicta "Mas essas histórias que povoam o acervo das gerações passadas serão narradas e relatadas em nossa programação comemorativa aos 150 anos de nossa cidade".
O grupo Itaitubenses da Gema e do Coração num esforço conjunto elaborou uma programação recheada de atrativos: a programação começará com uma gincana entre os bairros sexta feira (8) e dia 14 a partir das 7 horas da manhã, tem inicio uma competição de canoagem rústica do porto de Miritituba até o hidroviário tendo como participantes, os associados da Colônia de Pescadores Z-56. No período da noite do dia 14, a programação acontecerá na praça do congresso iniciando com as execuções dos hinos do Pará, da Amazônia e de Itaituba. Em seguida, será feita a apresentação histórica de Itaituba, ocasião em que serão homenageados 150 itaitubenses considerados patrimônios vivos e póstumos da história antiga e recente do município.
Mas não é só isso: após as homenagens, será a vez das peças teatrais, inclusive a da Chica Pipira escrita pela professora Genésia Azevedo e outras expressões de arte. Além das peças teatrais, poesias e desafios, haverá apresentação de grupos culturais neste evento, inclusive o Quintal do Vizinho, como também os grupos musicais Porrada Seca, Edson Fred & Filhos Dodô e Alex, a Cor do Som e Banda Malícia.
Homenageiam também Itaituba nesta noite, a senhora Dulcinéia Macedo com Aquarela do Brasil e os cantores Jair de Sousa, Sildomar Santos, Lícia Mara, Black Eixo e Célia Serique. Quando for meia noite, será cantado os Parabéns pelos 150 anos de Itaituba com um show pirotécnico. Depois disso, vem uma serenata e alvorada festiva e em seguida, uma missa em ação de graças na igreja matriz de Santana e depois um café da manhã no apostolado da oração, encerrando a programação alusiva aos 150 anos de Itaituba. Para este evento, o grupo Itaitubenses da Gema e do Coração promete muitas surpresas para o público que for prestigiar a programação nesta festa alusiva ao aniversário de Itaituba na praça do congresso no próximo dia 14.
Por Marilene Silva

Anúncio provido pelo BuscaPé
Baixaki
encontre um programa:
www.g1.com.br